Artigos

Saiba 4 formas de como a tecnologia digital da Agrosmart pode auxiliar na lavoura de Cana de Açúcar

O Brasil é considerado como o maior produtor de cana de açúcar do mundo, com mais de 7 milhões de hectares plantados,  o que acaba colocando o País como líder mundial em tecnologia de produção de etanol. Além dele servir como matéria-prima para produzir açúcar e álcool, seus subprodutos e resíduos são utilizados para cogeração de energia elétrica, fabricação de ração animal e fertilizante para as lavouras.

Devido ao fato dessa cultura ser considerada como uma das mais importantes atividades da agroindústria nacional, diversos especialistas e produtores vêm buscando maneiras de aprimorar o cultivo da planta, de forma a torná-la mais produtiva e resistente, entre outras vantagens agronômicas. O uso da tecnologia aliada a essas técnicas é de extrema importância e realizam um papel essencial na produção de uma cana de açúcar de qualidade, por isso a Plataforma Digital da Agrosmart tem sido a escolha de diversos produtores.

 

Vantagens da Plataforma Agrosmart

Plantio

A escolha adequada da época de plantio é fundamental para o bom desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar, que precisa de condições climáticas ideais para se desenvolver e, consequentemente acumular açúcar. Para que ocorra o crescimento adequado da cana é necessário uma alta disponibilidade de água, temperaturas elevadas e um grande índice de radiação solar. Dessa forma, após realizar todos os procedimentos para preparar a área que irá receber as mudas, o plantio pode ser realizado.

O monitoramento do clima Agrosmart ajuda o produtor a acompanhar, em tempo real, o tempo e o clima na produção das safras. Ele pode verificar os índices de chuvas, a temperatura e a umidade do ar, além de saber qual o melhor momento para entrar com o maquinário, evitando a  compactação do solo, algo que ocorre com frequência nas plantações de cana de açúcar.

Colheita

De uma forma geral, uma colheita apropriada deve garantir que a cana seja colhida durante o pico de maturidade, evitando cortá-la antes do tempo ou tarde demais, cortar a cana a um nível próximo ao solo para que o açúcar seja colhido, limpar a cana de maneira apropriada para remover as folhas, cinzas e raízes e entregar rapidamente a cana colhida para a indústria.

A colheita representa o final do ciclo de crescimento e maturação, atingindo o máximo de produtividade agrícola permitida pelas condições de clima e solo da região, pela tecnologia agronômica e variedades utilizadas. Devido ao fato das condições climáticas serem um dos fatores mais influentes para realizar uma colheita de maneira correta, a previsão do tempo localizada para 7 dias da Agrosmart funciona como principal aliado nesse momento.

A previsão é personalizada para cada propriedade e permite que o produtor rural ele tenha mais segurança e assertividade no planejamento agrícola, principalmente na fase da colheita. Esse sistema utiliza grades de alta resolução, o que permite que os cálculos da previsão sejam feitos especificamente para cada propriedade, de acordo com as suas reais necessidades, ou seja, ele gera dados sobre as temperaturas máximas e mínimas, índices de chuvas.

Manejo de Irrigação

O manejo de  irrigação para cana de açúcar envolve uma estimativa precisa da quantidade de água a ser aplicada em cada talhão e o intervalo entre as irrigações para as condições de solo-planta-clima. Por isso que, ao introduzir intensamente o uso da tecnologia na lavoura, o produtor consegue controlar a quantidade de insumos de água, eliminando os riscos de perdas de produtividade ocasionadas por estiagens e secas, além de gerar um maior rendimento de plantação.

Um bom manejo de irrigação pode beneficiar a cultura de diversos modos, principalmente ao aumentar sua produtividade e a eficiência de uso de água, reduzindo os custos. Nesse cenário, o monitoramento de solo da Agrosmart auxilia o produtor a verificar a umidade em cada um de seus talhões, gerando recomendações de irrigação de acordo com a necessidade hídrica exata da planta.

Controle Fitossanitário

Existe uma grande quantidade de pragas e doenças que atingem as plantações de cana de açúcar, principalmente no Brasil, e por isso elas têm grande importância econômica para cultura. A maioria dessas doenças são seres vivos e aumentam a sua incidência conforme as mudanças climática que ocorrem, levando ao surgimento de surtos epidêmicos.

Consequentemente, é necessário identificar o surgimento de novas doenças da cana e manter uma contínua vigilância dentro dos canaviais. As imagens NDVI da Plataforma Agrosmart são essenciais para que o produtor consiga acompanhar a saúde da sua lavoura, identificando as áreas que estão com algum problema, através de uma escala divergente de cores. Assim, ele consegue se antecipar de possíveis adversidade, como pragas e doenças, priorizando aplicações e medidas para evitar perdas na produtividad

Mostrar mais

Thiago Fantim

Sou especialista em marketing digital, área que atuo há vários anos. Já tive a oportunidade de trabalhar em diversos setores que compõem essa área: agência de marketing digital, loja virtual varejista e plataformas SaaS.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo