Artigos

Conheça 5 tendências tecnológicas para o agronegócio

Atualmente, o avanço das tecnologias digitais vem influenciando os diferentes setores da economia. Diversas empresas buscam, por meio dessas inovações, garantir mais eficiência, sustentabilidade e praticidade. O setor de agronegócio não fica de fora desse cenário e também vem apresentando, cada vez mais, opções tecnológicas aos produtores rurais e empresários do setor agrícola.

Essas tecnologias já começam a impactar os resultados das safras, aumentando a produtividade e reduzindo perdas no campo. O agricultor já consegue, por exemplo,  monitorar sua plantação de diversas formas, com mais facilidade e praticidade, apenas verificando as informações enviadas no seu celular.

Por isso, para que a agricultura continue mostrando sua importância dentro da economia brasileira, os produtores precisam estar atentos a certas tendências no agronegócio que vão indicar o comportamento do mercado em um futuro próximo e também irão ser um dos fatores decisivos para garantir a segurança alimentar das próximas gerações.

Principais tendências tecnológicas

  • Sensores

A instalação de sensores no campo vem sendo adotada por diversos produtores rurais, pois seu uso permite obter diversas informações importantes sobre a plantação, o solo e outros elementos fundamentais. Além de potencializar e agilizar a coleta de dados, os sensores também são capazes de realizar comandos de forma automática, executando tarefas a distância, em tempo real.

A agricultura está vivendo em uma era digital marcada pela Internet das Coisas (IoT) e Big Data, que tem como principal função gerar informações que, após serem analisados, irão auxiliar o produtor na tomada de decisão na lavoura, cada vez mais assertivas, e alcançar uma melhor produtividade.

Agrosmart , por exemplo, monitora dados locais da lavoura em tempo real de condições meteorológicas,  solo e chuva em cada talhão, auxiliando o produtor na tomada de decisões mais assertivas e, consequentemente, reduzindo custos e aumentando a sua produtividade.

Sensor da Agrosmart auxilia os produtores rurais.
  • Drones

Os drones são um tipo de tecnologia de extrema importância e podem desenvolver diversas funções no campo, como captar imagens aéreas que permitem acompanhar o desenvolvimento da lavoura em relação ao surgimento de pragas, doenças ou outros problemas no campo.

Essas aeronaves são equipadas com câmeras especiais, que após as imagens serem processadas gera imagens que permite acompanhar o desenvolvimento da lavoura através da identificação de áreas com estresse hídrico, pragas ou doenças.

Um exemplo de empresa que desenvolve essa tecnologia é a Horus que possui um drone com sistema autônomo de voo. Um dos maiores benefícios é que ela engloba um sistema completo, formado por uma plataforma online e um processamento de imagens que permite ao produtor otimizar suas atividades, gerando uma maior assertividade, rapidez e qualidade.

Tecnologia da Horus permite realizar um processamento de imagens da lavoura.

 

  • Software de Gestão

O crescimento do agronegócio precisa passar pela organização da gestão de todas as operações inseridas no processo. Por isso, diversos softwares e aplicativos de gestão estão sendo disponibilizados no mercado para auxiliar o produtor, principalmente em relação aos custos de produção e tem se tornado indispensáveis para facilitar as tarefas do dia a dia e no gerenciamento do agronegócio.

Um deles é o Aegro, que utiliza a nuvem, dispositivos móveis e tecnologias para a coleta de dados muito avançadas, dessa forma, ele ajuda na tomada de decisões cruciais de maneira mais assertiva, fácil e descomplicada.

Plataforma do Software de Gestão da Aegro
  • Agricultura Vertical

O conceito de agricultura vertical engloba, basicamente, um conjunto espacial destinado para a produção em camadas verticais. Essa produção ocorre em  locais que não suportam a configuração da agricultura tradicional, principalmente nos grandes centros urbanos, por isso ela tem sido vista como a tecnologia do futuro para alimentar as próximas gerações.

As técnicas empregadas nesse tipo de situação se resumem em uma agricultura de interior e tecnologia com controle ambiental, no qual todos os fatores podem ser monitorados. Essas instalações utilizam, normalmente, controle artificial da luz, controle ambiental (umidade, temperatura, gases, etc.) e fertirrigação.

Um exemplo é a startup AeroFarms que proporciona o cultivo sem a necessidade de luz solar, apenas fornecendo  à raiz das plantas todos os nutrientes que elas necessitam para se desenvolver, em um ambiente controlado, sem qualquer impacto ambiental ou riscos.

Agricultura Vertical da Aerofarms.
  • Marketplace

Em si, o marketplace funciona como um espaço virtual onde se faz comércio, onde vendedores e compradores realizam transações. A agricultura não fica de fora desse cenário e muitos aplicativos tem sido criado para atender a necessidade de aumentar todos os esforços aplicados na plantação para uma melhor lucratividade.

Normalmente, esses aplicativos oferecem  diversas opções de onde comprar os produtos disponíveis pelos produtores, assim é possível melhorar a relação de lucratividade dos produtores agrícolas e permitir uma melhor interação destes no mercado.

Isso ocorre com o Agroclube, que funciona como um rede de relacionamento entre os produtores rurais e as empresas do agronegócio. Ele é uma plataforma que reúne diversas ofertas, soluções e oportunidades, além do usuário poder negociar diretamente com produtores reconhecidos do setor.

Plataforma da Aeroclube possibilita diversas ofertas entre produtores e empresas.

 

De um modo geral, a aplicação das novas tecnologias na lavoura tem como objetivo a busca por uma maior produtividade, qualidade e lucratividade e também pelos fatores ambientais que estão intimamente relacionadas com as práticas conservacionistas e sustentáveis que são um forte fator de influência.

 

Mostrar mais

Thiago Fantim

Sou especialista em marketing digital, área que atuo há vários anos. Já tive a oportunidade de trabalhar em diversos setores que compõem essa área: agência de marketing digital, loja virtual varejista e plataformas SaaS.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo