Artigos

Entenda a diferença entre Clima x Tempo

Tempo e clima são dois conceitos distintos, frequentemente são confundidos e até tratados como sinônimos por grande parte das pessoas. No dia a dia costumamos ouvir frases como: “o clima está muito chuvoso” ou “como estará o clima amanhã?”. Apesar de ser comum as pessoas dizerem isso, há um equívoco. O correto seria: “o tempo está muito chuvoso” e “como estará o tempo amanhã?”. Na meteorologia, existe uma diferença entre esses dois conceitos que está na escala temporal que os envolve.

Para esclarecer melhor este assunto, trazemos neste post a explicação para evitar confusões no uso destes termos.

Tempo

O tempo se refere ao estado momentâneo da atmosfera em um determinado local. Ou seja, o tempo consiste na mudança de curto prazo da atmosfera, que pode ser de minuto a minuto, de hora em hora ou de dia a dia.  Algumas variáveis meteorológicas definem as condições do tempo como temperatura do ar, vento, umidade, precipitação, cobertura de nuvens, entre outras.

Um exemplo: a passagem de uma frente fria provoca uma mudança rápida do tempo, que passa de ensolarado para chuvoso além de diminuir a temperatura do local .

tempo ensolarado
tempo ensolarado
tempo chuvoso
tempo chuvoso

Clima

O clima é definido como a média do tempo meteorológico observado para uma certa região e período de tempo. Geralmente é tomado durante 30 anos. Quando se fala em clima estamos olhando para as médias de temperatura, precipitação, umidade, velocidade do vento, fenômenos como nevoeiro, tempestades e outras medidas do tempo que ocorrem durante um longo período em um lugar particular. O que caracteriza o clima é uma combinação de fatores como a latitude, altitude, orientação em relação a corpos d’água, montanhas e direção predominante do vento.
Um exemplo: o clima tropical, que abrange grande parte do território brasileiro, é caracterizado por estações bem definidas, uma fria e mais seca (inverno) e outra quente e mais chuvosa (verão).

climatologia inverno

climatologia verão

Média dos dados de chuva e temperatura média no período de 1960 a 2014 (55 anos) para caracterizar o clima do verão e do inverno no Brasil.
Fonte dos dados: GPCC e NCEP/NCAR.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo