Entenda a diferença entre Clima x Tempo

Tempo e clima são dois conceitos distintos, mas são frequentemente confundidos e até tratados como sinônimos por grande parte das pessoas.

No dia a dia, costumamos ouvir frases como: “o clima está muito chuvoso” ou “como estará o clima amanhã?”. Apesar de ser comum as pessoas dizerem isso, há um equívoco.

O correto seria: “o tempo está muito chuvoso” e “como estará o tempo amanhã?”.

Isso porque, na meteorologia, existe uma diferença entre esses dois conceitos que está na escala temporal que os envolve.

Para esclarecer melhor este assunto, trazemos neste post a explicação para evitar confusões no uso destes termos.

Tempo

O tempo se refere ao estado momentâneo da atmosfera em um determinado local.

Ou seja, o tempo consiste na mudança de curto prazo da atmosfera, que pode ser de minuto a minuto, de hora em hora ou de dia a dia.  

Algumas variáveis meteorológicas definem as condições do tempo como temperatura do ar, vento, umidade, precipitação, cobertura de nuvens, entre outras.

Um exemplo: a passagem de uma frente fria provoca uma mudança rápida do tempo, que passa de ensolarado para chuvoso além de diminuir a temperatura do local.

[elementor-template id=”12428″]

Clima

O clima é definido como a média do tempo meteorológico observado para uma certa região e período de tempo. Geralmente é tomado durante 30 anos.

Quando se fala em clima estamos olhando para as médias de temperatura, precipitação, umidade, velocidade do vento, fenômenos como nevoeiro, tempestades e outras medidas do tempo que ocorrem durante um longo período em um lugar particular.

O que caracteriza o clima é uma combinação de fatores como a latitude, altitude, orientação em relação a corpos d’água, montanhas e direção predominante do vento.

Um exemplo: o clima tropical, que abrange grande parte do território brasileiro, é caracterizado por estações bem definidas, uma fria e mais seca (inverno) e outra quente e mais chuvosa (verão).

Se gostou do conteúdo e quer aprimorar seus conhecimentos, entenda os benefícios de ter uma previsão do tempo específica para a sua fazenda. 


É produtor é quer saber mais sobre soluções de inteligência climática para o monitoramento da sua lavoura? Então clique abaixo e entre em contato conosco. Conheça a BoosterPRO, plataforma de inteligência climática da Agrosmart!



Fonte dos dados: GPCC e NCEP/NCAR

Visualizar comentários (2)