Artigos

Empresa aposta em monitoramento digital no campo

A tecnologia está presente no dia a dia de todos e algumas empresas se dedicaram aos produtores rurais. Um estudo realizado pela Goldman Sachs Global Investment Research indica que o uso de novas soluções digitais no campo irá aumentar a produtividade em cerca de 70% até 2050, além de reduzir os custos e o impacto ambiental no setor.

A Agrosmart é uma plataforma de agricultura digital que tem o objetivo de tornar a agricultura mais produtiva, sustentável e resistente às mudanças climáticas. Segundo Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart, a empresa gera recomendações ao capturar dados em lavouras por meio de sensores que monitoram a umidade do solo, chuva e clima, interpretando as necessidades da planta em tempo real em relação à irrigação. “Além disso, fornecemos uma previsão do tempo específica para cada fazenda, trazendo mais assertividade em todas as etapas do planejamento agrícola. O uso do sistema permite economizar até 60% de água, 40% de energia, podendo aumentar a qualidade e produtividade da lavoura”, completa.

Mariana acredita que o manejo da Agrosmart tem sido uma ferramenta muito importante também para garantir a uniformidade na fase de pagamento da florada. Cafeicultores que utilizaram o sistema na última safra notaram um café de maturação mais uniforme e granação superior aos outros anos.

O monitoramento digital ajudará o produtor nas tomadas de decisões, visto que estarão disponíveis as informações precisas das lavouras como demanda hídrica, chuva acumulada, clima, umidade do solo e previsão do tempo. “Dessa forma, a decisão passa a ser tomada com muito mais confiança e não mais com base na intuição”, completa Mariana.

Alguns produtores já aderiram a tecnologia, reduzindo custos e melhorando a eficiência e qualidade da produção. Rafael Zanetti, de Batatais, interior do estado de São Paulo, decidiu há mais de um ano adotar uma tecnologia de agricultura digital na sua fazenda. Ele afirma que economizou de 30 a 40% na conta de energia e melhorou a qualidade dos grãos.

 

Fonte: CafePoint

Mostrar mais

Thiago Fantim

Sou especialista em marketing digital, área que atuo há vários anos. Já tive a oportunidade de trabalhar em diversos setores que compõem essa área: agência de marketing digital, loja virtual varejista e plataformas SaaS.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo