Artigos

Conheça um pouco mais sobre as imagens NDVI e seus benefícios

O que são?

De uma maneira simplificada, podemos traduzir a sigla NDVI como sendo Índice de Vegetação da Diferença Normalizada, ou seja, ela é um índice que consegue analisar a condição real de uma plantação, através do seu sensoriamento remoto., consequentemente, é  considerada como um exemplo de como as imagens de satélite podem ser processadas digitalmente para uso na agricultura.

O resultado do processamento destas imagens mostram diferentes colorações, indicando quais são as áreas com maior produtividade e também as áreas com menor densidade vegetativa, ou com algum tipo de anomalia. Dessa forma, o produtor pode analisar essas imagens, identificar potenciais problemas, e por fim, tomar ações para corrigir as falhas, reduzindo perdas e elevando a produtividade.

Dessa forma, os índices de vegetação acabam reunindo uma série de informações sobre a plantação, o que reduz a necessidade de ir a campo para coletar dados e facilita a interpretação dos resultados, otimizando tempo e recurso para o produtor

Vantagens

É possível afirmar que o  uso dessa tecnologia está diretamente ligado com a possibilidade de se precaver de certas adversidades e, consequentemente, reduzir perdas na lavoura. Assim, todo esse processo de imagens via satélite, acaba permitindo que o produtor consiga identificar algum tipo de anomalia nas suas plantações com antecedência e tomar certas atitudes para evitá-las. Entre as principais vantagens do NDVI, destaca-se:

  • Visão ampla e detalhada da sua fazenda e lavoura, topografia, solo e vegetação;
  • Mapeamento de culturas
  • Análise das falhas de plantio;
  • Análise da produção de fotossíntese e produtividade das culturas;
  • Localização de pragas e doenças;
  • Detecção de possíveis secas;
  • Estimativas de produtividade

Imagens NDVI Agrosmart

Se antecipar aos problemas é a chave para a eficiência na agricultura. Ter olhos no espaço voltados para a fazenda, que alertam se algum campo precisa de cuidado, pode ser a diferença entre lucro e prejuízo, por isso, a Agrosmart fornece aos seus clientes imagens de satélite processadas digitalmente. Dessa forma, eles podem identificar anomalias na plantação e tomar ações assertivas para evitar perdas de produtividade.

Diversos usuários que já utilizam esta tecnologia, tem acesso a um acervo com diferentes imagens obtidas durante o ciclo podendo analisar, com uma visão diferenciada e ampliada, todas as mudanças na lavoura desde o plantio até a colheita. Todos os registros são armazenados e podem ser acessadas e analisadas sempre que o produtor desejar.

Imagens Térmicas

As imagens térmicas são ideais para agricultura, silvicultura ou ecologia, ou seja, para qualquer área focada na condição de plantas ou solo. Diferentemente das imagens fornecidas pelo NDVI, esse sistema, apresenta uma resolução maior e as imagens digitais são tiradas em alta definição, captadas em tempo real.

A função das imagens térmicas é mostrar o estresse das plantas através de variações mínimas de temperatura de até 0,03ºC, possibilitando enxergar onde as doenças estão começando e fazer uma comparação com plantas saudáveis ao redor. Porém,  para isso, o sistema oferece um espectro variado de cores, o que leva a uma maior precisão ao buscar por problemas de nutrição no plantio e, consequentemente, gera um tratamento muito mais assertivo.

Fonte: AirScout

Mostrar mais

Thiago Fantim

Sou especialista em marketing digital, área que atuo há vários anos. Já tive a oportunidade de trabalhar em diversos setores que compõem essa área: agência de marketing digital, loja virtual varejista e plataformas SaaS.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo