Artigos

GAF Talks: lideranças do setor discutem o futuro da agricultura

A Agricultura do Futuro: novos caminhos da tecnologia foi o tema central do primeiro GAF Talks, evento internacional que aconteceu na semana passada (29/03) em São Paulo. O encontro reuniu importantes líderes mundiais do agronegócio, dos setores público e privado, e outros expressivos representantes do setor de tecnologia para discutir o futuro da agricultura e as tendências do setor. O evento que é um projeto do Global Agribusiness Forum (GAF).
Esta edição do GAF Talks é motivada pelo avanço das novas tecnologias na agricultura, como sistemas de monitoramento e rastreamento, uso de dados como mecanismo de controle de riscos, drones, Inteligência Artificial, softwares e aplicativos destinados ao produtor rural.
Para Alan Jorge Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, a agricultura de precisão é o futuro da agricultura, e as soluções de Big Data serão cruciais para esta evolução.

“As ferramentas de Big Data vão contribuir para o aumento de produtividade na agricultura pela capacidade de oferecerem informações mais precisas e específicas para melhor tomada de decisão do produtor rural”.

Hugh Grant, CEO da Monsanto, compartilha da importância do uso de dados no setor.

“A ciência dos dados vai mudar a agricultura nos próximos 20 anos do mesmo modo que a biotecnologia mudou o setor nos últimos 20 anos… Isso nos permitirá usar menos produtos químicos e com mais precisão, antes que doenças e insetos se tornem um problema”

Mariana Vasconcelos, presidente da Agrosmart, destaca a importância de interpretar esses dados e adaptá-los as condições do produtor.

“O monitoramento de dados é a resposta para levar os produtores a um novo nível de produtividade. Porém, de nada adianta entregar um monte de dados que o produtor não sabe utilizar. Por isso é importante interpretar esses dados e entregar insights, adaptadas a realidade do produtor”.

mari

Dentre as autoridades presentes estavam o presidente Michel Temer, os ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues, Francisco Turra e Alysson Paolinelli. Também participaram do evento o presidente da Embrapa, Mauricio Antônio Lopes, Hugh Grant, CEO da Monsanto e o representante do Brasil na FAO, Alan Jorge Bonjanic. O evento também teve palestras de líderes de empresas de tecnologia, como Mariana Vasconcelos, presidente da Agrosmart, Ulisses Melo, diretor da IBM, e Franklin Luzes Junior, COO da Microsoft Participações Ltda, entre outros.
Assista ao evento completo no vídeo abaixo:

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo