Artigos

5 vantagens de monitorar sua lavoura com a Agrosmart

A Plataforma Digital Agrosmart são soluções práticas e acessíveis destinadas aos produtores rurais que querem monitorar a sua lavoura e ter informações, em tempo real, para auxiliar na tomada de decisões mais assertivas.

Diversos produtores que já utilizam o serviço comprovam os resultados, observando uma maior produtividade e qualidade da sua lavoura, além de reduzirem significativamente os custos e desperdícios. Quer saber quais as vantagens de ter a plataforma digital na sua propriedade?! Então dá uma olhada nos 5 pontos que separamos para você:

 

1 – Monitoramento da lavoura em tempo real

Hoje em dia, monitorar a lavoura a todo tempo e garantir uma boa produtividade não é uma tarefa fácil. Muitos produtores ainda se baseiam em técnicas antigas, como verificar a umidade do solo pelo bico da bota, utilizam pluviômetros manuais para acompanhar os níveis de chuvas e ainda acessam sites externos para ter informações sobre o clima, na maioria das vezes pouco assertivos.

Com a Agrosmart, além de ser possível captar e gerar informações importantes, o sistema também contém uma plataforma online para o produtor consultar os dados quando quiser, sensores de campo espalhados pelas lavoura, imagens de satélites que mostram as regiões mais críticas e um suporte de técnicos auxiliando os produtores em suas dificuldades.

2 – Tomada de decisões mais assertivas e informadas

Escolher a atividade correta para cada talhão é um dos passos mais importantes em uma lavoura, por isso tomar decisões através da intuição pode a um alto custo da lavoura e ainda gerar desperdícios. Ter a tecnologia como aliada nesse momento é algo essencial para gerar um produto final de qualidade.

Com a plataforma digital Agrosmart o produtor pode acessar as informações coletadas, em tempo real e na palma da sua mão, através do seu smartphone ou tablet. Mesmo em regiões que não tenham sinal de internet, o sistema consegue captar os dados e transformá-lo em informação necessária para atender as demandas da lavoura, em relação ao plantio, colheita, irrigação e entrada de maquinário. Dessa forma, é possível tomar decisões de forma mais confiável e assertiva, sem prejudicar o rendimento da lavoura.

3 – Bom planejamento e resultado da safra

O tempo e o clima podem reduzir ou dobrar a produção das safras, por isso, entender o que acontece na lavoura é de extrema importância para gerar bons resultados. Diante desse cenário, a Agrosmart desenvolveu uma estação meteorológica instalada diretamente na propriedade com o objetivo de tornar a operação mais prática e eficiente.

Além do produtor poder acompanhar as alterações meteorológicas, como os índices de chuvas e possíveis surgimento de geadas, ele também sabe qual o melhor momento para entrar com o maquinário evitando a compactação do solo, a quantidade certa de aplicações para pulverizar a lavoura, evita e reduz desperdícios de insumos ao realizar as atividades adequadas e, por fim aumenta a eficiência da produção.

4 – Acompanhamento de todos os talhões de um único lugar

O solo é a base de todo o negócio de uma propriedade e por esse motivo é essencial que o produtor tenha maior praticidade para acompanhar a umidade de todos os seus talhões, em qualquer lugar, e planejar todas as atividades.

Com o sistema Agrosmart é possível verificar a quantidade disponível de água no solo para a cultura e assim, evitar um possível stress hídrico na planta em momentos indesejáveis e prejudiciais a produtividade da lavoura. Dessa forma, os dados coletados em tempo real auxiliam o produtor nas tomadas de decisões, através de relatórios mensais e ao fim de cada safra.

5 – Saúde da Lavoura

Ter uma visão geral da saúde da lavoura de forma rápida e sem precisar de deslocamento, permite que o produtor identifique com antecedência problemas na lavoura, como áreas que necessitam de atenção e também evita riscos.

A agrosmart disponibiliza um sistema de imagens NDVI, captadas por satélites, que mostra o desempenho da safra por meio de uma escala divergente de cores (vermelho-amarelo-verde), o que facilita encontrar e investigar áreas que estão tendo um crescimento fraco.

Dessa forma, o produtor pode comparar as sequências de imagens disponibilizadas, saber quais regiões estão se degradando para agir com antecedência, o que garante uma maior eficiência da plantação e evita possíveis perdas.


Mostrar mais

Thiago Fantim

Sou especialista em marketing digital, área que atuo há vários anos. Já tive a oportunidade de trabalhar em diversos setores que compõem essa área: agência de marketing digital, loja virtual varejista e plataformas SaaS.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo