Casos de Sucesso

Agrosmart na Prática – Rafael Zanetti

Tecnologia e conhecimento com foco em resultado

A cafeicultura está presente na família Zanetti há mais de 100 anos. Após assumir a fazenda, localizada no município de Batatais (SP), o papel de Rafael Zanetti tem sido o de alinhar conhecimento, passado de geração em geração, com o uso de novas tecnologias , tendo como seu principal objetivo melhorar a qualidade e eficiência da produção de café. Neste contexto, encontrou na Agrosmart o que precisava para auxiliar a tomada de decisão na irrigação e ao longo da safra, reduzindo custos e aumentando a qualidade e eficiência da produção.

Neste episódio, Rafael conta os benefícios que a Agrosmart trouxe para o dia a dia da operação da fazenda e o impacto na produção.

Confiança e praticidade na tomada de decisão. A qualquer hora, em qualquer lugar

Após implementar o sistema de irrigação por gotejamento nos cerca de 100 hectares de café da propriedade, Rafael Zanetti percebeu que a forma como tomava decisão na irrigação, com base no “chutômetro” e no “achismo”, impactava em problemas na qualidade e eficiência da produção. Ele tentou utilizar tensiômetro para mensurar a umidade do solo, porém, a falta de praticidade e dificuldade de acesso da informação fez com que ele desistisse de usar a ferramenta.

Após fazer uma busca na internet, encontrou a Agrosmart e resolveu apostar no serviço e tecnologia para solucionar seu problema. Hoje, Rafael já está com a Agrosmart há mais de um ano, e desde então tem observado diversos benefícios, tais como: economia de cerca de 40% energia, maior confiança e assertividade na tomada de decisão, melhoria da gestão da irrigação e por fim, melhoria da qualidade dos grãos.

Após implementar a Agrosmart economizei cerca de 30% a 40% na conta de energia elétrica […] e observei uma melhora na qualidade do grão de café, resultado de uma maior assertividade em minha tomada de decisão.

Rafael Zanetti

Impacto direto na qualidade da produção

Grãos de café

Ao irrigar de acordo com a necessidade real da planta, em cada etapa do desenvolvimento do cultivo, Rafael comprovou os resultado, observando uma melhora significativa na qualidade da produção. Além disso, ele também passou a ter uma  produção mais sustentável, fazendo o uso racional dos recursos hídricos na propriedade.

Dessa forma, Rafael conseguiu atingir o que buscava, reduzir custos de energia elétrica, mão de obra e, o mais importante, melhorar a qualidade do café produzido na fazenda.

O manejo da Agrosmart foi importante para garantir uma boa uniformidade na fase de pegamento da florada. Na última safra, que utilizei o sistema, tive um café de maturação mais uniforme e granação superior aos outros anos.

Rafael Zanetti
Mostrar mais

Thiago Fantim

Sou especialista em marketing digital, área que atuo há vários anos. Já tive a oportunidade de trabalhar em diversos setores que compõem essa área: agência de marketing digital, loja virtual varejista e plataformas SaaS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo