Agropecuária Santa Catarina: inteligência climática na produção de soja e milho

Entenda como a fazenda Agropecuária Santa Catarina, em São Gabriel (RS), tem ganhado mais eficiência na lavoura com as soluções de inteligência climática da Agrosmart

Trabalhar no campo traz desafios, afinal, a lavoura está exposta à pragas, doenças, excesso de chuva, estiagem, geada, granizos etc.

Além disso, todos esses fatores têm um ponto em comum: o clima e as condições atmosféricas. São as condições climáticas e meteorológicas que influenciam no volume de chuvas na lavoura, nas condições ideais para o aparecimento de pragas e doenças e até na ocorrência de eventos extremos.

Por isso, monitorar essas condições é essencial para que o agricultor possa planejar suas atividades em campo, se organizar financeiramente e tomar decisões com rapidez e eficiência.

Aliás, por falar em eficiência, inteligência climática tem tudo a ver com esse tema, afinal, um dos pilares da inteligência climática na agricultura é aumentar a produtividade das lavouras.

Continue a leitura e descubra como as soluções da Agrosmart têm colaborado para isso na fazenda do senhor Douglas Winck, em São Gabriel, interior do estado do Rio Grande do Sul.

Conhecendo a Agropecuária Santa Catarina

A história da família Winck no Rio Grande do Sul, teve início em 2013, quando deixaram Anchieta (SC) a fim de trabalhar no estado gaúcho.

Toda A Família Trabalha Com Lavoura Em Pequenas Propriedades. Aqui Estamos Eu, Minha Esposa Alessandra E Os Nossos Filhos Laura E Mateus.
Toda a família trabalha com lavoura em pequenas propriedades. Aqui estamos eu, minha esposa Alessandra e os nossos filhos Laura e Mateus.

Mas, foi apenas em 2017, através do arrendamento de uma área, que a família passou a plantar sua lavoura por conta própria.

Atualmente, a fazenda Agropecuária Santa Catarina – que produz soja, milho e gado – tem uma estação meteorológica automática da Agrosmart e também faz uso das soluções ATMOS, Alertas e Insights da nossa plataforma.

Soluções Da Plataforma De Inteligência Climática Da Agrosmart Para A Agropecuária Santa Catarina
Soluções da Plataforma de Inteligência Climática da Agrosmart para a Agropecuária Santa Catarina

Inteligência climática significa mais eficiência na lavoura

Para quem ainda não está habituado com o uso de uma estação meteorológica automática, a sua grande vantagem é a coleta automática de dados de chuva, direção e velocidade do vento, radiação solar, temperatura e umidade do ar.

No caso do senhor Douglas Winck, antes da estação a coleta de dados era feita apenas para o volume de chuvas e de forma manual:

[Antes] Tínhamos somente pluviômetro manual (pluviômetro convencional de acrílico), fazíamos a leitura da chuva todo dia que chovia.

Douglas Winck, produtor de soja, milho e gado – São Gabriel (RS)

Ou seja, segundo o senhor Winck, antes era preciso gastar mais tempo para ter esses dados de chuva, pois o pluviômetro usado não era automático, o que também é um problema para a precisão destes dados.

Além disso, perguntamos para o produtor como é que a coleta de dados pela Agrosmart tem ajudado em suas atividades no dia a dia.

[Com] Acompanhamento mais eficiente das chuvas na propriedade, melhor planejamento das atividades na lavoura desde o plantio até a colheita.

Douglas Winck, produtor de soja, milho e gado – São Gabriel (RS)
Sr. Douglas Ao Lado Da Estação Meteorológica E Como Os Dados Dela São Visualizados Na Plataforma De Inteligência Climática Da Agrosmart.
Sr. Douglas Ao Lado Da Estação Meteorológica E Como Os Dados Dela São Visualizados Na Plataforma De Inteligência Climática Da Agrosmart.

Tornando o dia a dia no campo mais fácil

Também perguntamos para o agricultor Douglas Winck quais foram as melhorias percebidas no seu dia a dia, afinal, o objetivo das nossas soluções é exatamente esse: impactar de forma positiva no dia a dia dos agricultores.

A Agrosmart entrou na minha fazenda no momento que fechei uma parceria com uma empresa de consultoria agrícola – a Chuva&Sol Consultoria, do Engenheiro Agrônomo José Domingos.

Antes já estava “namorando” com a Agrosmart, mas foi conversando junto com o José Domingos que entendi que a estação da Agrosmart era essencial para o sucesso da produção.

Com o uso da estação facilitou o monitoramento do clima dentro da minha fazenda, hoje consigo ver se choveu e quanto choveu sem nem precisar estar na fazenda.

Antes era uma dificuldade para saber o volume de chuva, toda vez tinha que ir alguém lá e fazer a medição. Às vezes não havia ninguém na fazenda e tinha que esperar 1 ou 2 dias para saber quanto havia chovido. 

Douglas Winck, produtor de soja, milho e gado – São Gabriel (RS)

Por meio da coleta automática de dados da estação meteorológica da Agrosmart, o senhor Winck ainda tem acesso a diversas informações para facilitar a sua tomada de decisões e assim ter mais eficiências em suas operações agrícolas – por exemplo, na aplicação de defensivos.

Sr. Douglas Segue As Recomendações Climáticas Da Agrosmart Para Otimizar A Aplicação De Produtos Na Lavoura.
Sr. Douglas segue as recomendações climáticas da Agrosmart para otimizar a aplicação de produtos na lavoura.

Outro benefício foi o monitoramento do vento. Hoje conseguimos fazer as aplicações recomendadas de maneira mais eficiente porque sabemos se a velocidade e a direção do vento estão boas para aplicar, se a temperatura e umidade estão adequadas para realizar uma aplicação.

Antes não tínhamos esse controle, acabava reduzindo a eficiência e por consequência aumentando o custo com defensivos.

Outra informação que uso da estação da Agrosmart é a direção do vento. Dependendo da direção do vento já sei com antecedência se vai chover ou se a chuva prevista irá desviar para outra região. Isso ajuda muito no planejamento das atividades aqui da fazenda no dia a dia.  

Douglas Winck, produtor de soja, milho e gado – São Gabriel (RS)

Conclusão

Aqui na Agrosmart nós acreditamos que é possível, por meio de tecnologia, tornar a produção de alimentos melhor adaptada ao clima e com isso mais eficiente e produtiva.

Por isso, histórias como a agricultor Douglas Winck são tão importantes, pois mostram que estamos no caminho certo.

Isso porque, levar inteligência climática para a agricultura é torná-la mais resiliente, eficiente e, assim, mais sustentável e mais produtiva.

E você, quer ser a nossa próxima história de sucesso? Então entre em contato com um de nossos especialistas.

Banner Para Adquirir Uma Estação Meteorológica Da Agrosmart
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo