Globo Rural: os benefícios das novas tecnologias no campo são destaques na edição deste mês

A edição de abril da Revista Globo Rural (nº 378) já está nas bancas e traz como reportagem de capa o tema: startups, empresas de tecnologia, que estão invadindo o campo com soluções para incrementar a renda das propriedades rurais, com novas ferramentas de gestão e redução de custo.

A matéria destaca o exemplo de como a tecnologia da Agrosmart tem ajudado seus clientes, como a Lagoa Bonita Sementes, a melhorar a gestão da fazenda e o manejo da lavoura, reduzindo custos e aumentando a qualidade da produção.

“Do aumento de produtividade e redução de custos às tomadas de decisão mais ágeis e assertivas, as novas ferramentas têm a sustentabilidade como principal foco.”

A agricultura brasileira entra na era digital

Produzir com máxima eficiência, otimizando os processos e eliminando o desperdício, é um pré-requisito para a agricultura, que tem o desafio de alimentar uma população mundial crescente em um cenário de mudanças climáticas globais. A digitalização da agricultura e o uso de tecnologias de processamento de grandes volumes de dados, popularmente conhecido por Big Data, permitem que produtores rurais tomem decisões mais precisas e de forma mais ágil, otimizando assim o uso de recursos.

“A Agrosmart é uma das startups agrícolas que estão levando as fazendas brasileiras – e em breve, as do exterior também – para o mundo digital e trazendo a gestão para  palma das mãos.”

“O maior desafio da inovação foi a conectividade no meio rural. Foi aí que os conhecimentos em eletrônica de um dos sócios ajudaram a desenvolver uma tecnologia de radiofrequência, permitindo que os sensores se conversem em campo, desde que estejam 14 quilômetros distantes um dos outros. Depois disso, um algoritmo foi desenvolvido, com base em todas as informações recebidas dos sensores de solo e estações meteorológicas espalhadas pelas áreas, para dar ao usuário a recomendação do que fazer.

Case de sucesso: Lagoa Bonita Sementes e Agrosmart

No município de Itaberá, a 320 quilômetros de São Paulo, fazenda Lagoa Bonita Sementes, referência nacional na produção de sementes de alta qualidade, utiliza o sistema da Agrosmart como forma de melhorar a gestão da fazenda e manejo da lavoura.

“Essa é a primeira safra da tecnologia na Lagoa Bonita, comandada por Andréa Fellet Orsi, suas duas irmãs e o pai. Eles decidiram adotar a ferramenta em 270 hectares da fazenda que produz soja, milho e trigo irrigados, e o objetivo é elevar a produtividade com o uso racional da água. Além disso, a família Orsi espera ganhar em qualidade, já que boa parte da colheita é direcionada a divisão de sementes do grupo. “Este tipo de ferramenta é extremamente necessária para o nosso tipo de negócio, que cada vez mais precisa melhorar sua eficiência e ganhar em rendimentos. Usar mais tecnologia no campo é um caminho sem volta”, resume Andréa, que calcula colher uma média de 85 sacas de soja por hectare nesta safra – um recorde. A solução adotada por ela tem pouco tempo de lançamento, mas já conquistou 50.000 hectares de mercado.”

globo rural

“[…] dados de chuva, temperatura, e umidade de solo em diferentes profundidades chegam à sede da Fazenda Lagoa Bonita a cada 15 minutos. As informações são enviadas por robôs instalados numa área de 10 quilômetros da base e ajudam os gestores a irrigar cada talhão da fazenda na medida exata. Além disso, o software indica a melhor hora para acionar os pivôs, com base nas tarifas de energia elétrica do município. Por trás de tudo isso, está uma complexa tecnologia computacional, alguns anos de pesquisa e muitos testes em campo. Mas, para o usuário, a solução é simples de operar. Usabilidade fácil dos sistemas é outro objetivo das startups de sucesso. Para acessar o painel com as informações, basta inserir login e senha para navegar por um painel que mostra em tempo real tudo o que acontece na lavoura, sem sair da cadeira. Dependendo do sistema de irrigação usado, ainda é possível integrar as plataformas e acionar os pivôs, também do escritório.”


 

Saiba como a Agrosmart pode melhorar os resultados da sua safra


Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress