Fatos sobre uso da água na agricultura

Ao ser instituído em 1993, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água foi criado para promover a conscientização a respeito do uso racional e sustentável da água, esta data é comemorada todo dia 22/03. Neste dia, somos convidados para uma reflexão sobre um aspecto muito importante para a manutenção de toda vida no planeta: como utilizamos a água disponível.

O tema escolhido para o Dia Mundial da Água neste ano de 2019 foi: Não deixar ninguém para trás. O mote tem a intenção de mostrar que a oferta de água de qualidade e segura para se beber deve atingir todas as pessoas, indistintamente.

SEGURANÇA ALIMENTAR

A atividade agrícola demanda grande quantidade de água e, apesar de mal utilizada em algumas etapas, é absolutamente indispensável. A produção de alimento no campo depende do uso de água para que as plantas consigam se desenvolver e gerar de o resultado desejado para o produtor, bem como para o consumidor.

Para se garantir a segurança alimentar, também é preciso usar água no campo, tanto para que a planta tenha seu pleno desenvolvimento e gere um produto de qualidade e nutritivo, quanto para assegurar a higiene desse produto até chegar à mesa e possa ser consumido com tranquilidade. A irrigação é uma atividade essencial para garantir alimento em grande quantidade pois, ao regular o turnos de rega, diminui o stress da planta e faz com que essa tenha uma produção maior.

Segundo dados fornecidos pela Food and Agriculture Organization (FAO), a produção de grãos pode ter sua média triplicada com uso adequado de sistemas de irrigação na lavoura.

Por atuarmos no campo, temos uma grande preocupação com a correta destinação dos recursos hídricos do produtor rural que pode, através do uso de nossas tecnologias, ter um controle preciso da quantidade de água no solo e assim programar corretamente as operações na lavoura, a fim de atingir maior produtividade e eficiência.

EQUÍVOCOS: VILÃO DE FATO?

Apesar da preocupação internacional, confirmada pela criação do Dia Mundial da Água, muitas informações que são veiculadas especialmente nesta data podem conter deslizes, e levar o leitor a entender coisas de forma equivocada. Sempre preocupados com o manuseio adequado das informações, decidimos discutir algumas destas que são bastante disseminadas e, quando compreendidas de forma errada podem levar a uma visão do agronegócio como um grande vilão ambiental.

Facilmente encontra-se notícias ou artigos que apontam o setor agrícola como o maior consumidor de água. Os números podem variar a cada ano, mas a informação é sempre a mesma: o agronegócio “desperdiça” água demais. Para identificarmos o problema que essa afirmação pode conter, devemos primeiro entender como se dá a relação da plantação com a água.

CONSUMO DE ÁGUA NA AGRICULTURA

Claramente, quando se fala do consumo de água no campo, é natural a referência aos sistemas de irrigação. Esses sistemas são muito importantes pois garantem ao produtor que sua lavoura não sofrerá com stress hídrico, já que esses períodos afetam de formas diferentes cada espécie e variedade de planta, dependendo de quão longa for essa janela de tempo ou da intensidade da privação, toda a lavoura pode ser perdida.

Parte da água fornecida é sim utilizada pela planta, mas a maior parcela desse recurso, uma vez utilizado na lavoura, inevitavelmente retorna para o meio ambiente. Assim, concluímos que a atividade agrícola, com destaque para a operação de irrigação, demanda volumes consideráveis de água, porém os recursos hídricos são “utilizados” pelo agronegócio e não apenas “consumidos”, uma vez que este setor não é capaz de fazer com que a água deixe de existir.

Fonte: EMBRAPA

O PAPEL DA IRRIGAÇÃO

Uma acusação válida comumente ligada à produção agrícola é que os sistemas de irrigação são ineficientes ou que o manejo em geral é realizado de forma pouco eficaz, desperdiçando água. É possível fazer essa afirmação em casos específicos, no entanto soluções cada vez mais elaboradas têm sido desenvolvidas com o intuito específico de se melhorar a produtividade no campo.

A produção de alimentos ainda é, em grande parte, dependente das condições climáticas. A utilização de sistemas de irrigação no campo, quando realizada de forma sustentável e assertiva, proporciona mais independência e garantia de produtividade, além de auxiliar na resiliência da safra em situações de tempo adverso.

No entanto, não basta implantar um sistema e esperar que tudo funcione perfeitamente. É preciso conhecer a necessidade da planta, a sensibilidade da cultura à deficiência hídrica, a capacidade do solo de reter e fornecer essa água para a planta. Também é vital saber a quantidade real de água que deve ser aplicada e em quais momentos essa ação é ideal, para que se faça o melhor uso possível desse recurso.

irrigação - uso da água

TECNOLOGIA NO CAMPO: EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

O advento da agricultura digital busca diminuir a ineficiência das operações no campo. Ao fornecer para o agricultor dados precisos em uma janela pequena de tempo, torna viável a tomada de decisão rápida e assertiva. Sensores instalados no campo, combinados às informações de uma estação meteorológica presente na propriedade e imagens de satélite fornecem uma ampla gama de informações que podem ser processadas e assim gerar um conjunto complexo de dados sobre a lavoura, que permitem uma ação precisa do agricultor, sempre no tempo certo.

Assim funciona a agricultura digital. Muitos outros recursos ainda podem ser inseridos, como a tomada de imagens termais e também por drones. Todos esses dados, organizados e somados às informações da cultivar utilizada, facilitam o entendimento das necessidades da planta ao mesmo tempo que das condições ambientais, proporcionando maior controle da produção.

Com o objetivo de diminuir o grau de incerteza do produtor, os sensores instalados em sua propriedade são capazes de realizar leituras em tempo real de diversas variáveis ambientais. Uma variável essencial que deve ser monitorada é a umidade do solo, podendo relacioná-la com outras grandezas de interesse.

Fazendo uso desses recursos tecnológicos, o produtor rural é capaz de tomar decisões mais assertivas e melhorar o desempenho da irrigação, atendendo às necessidades das plantas e consumindo o mínimo de água além de, por realizar menos operações de irrigação, consumir menos energia elétrica.

UTILIZE ÁGUA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL

Sem água não há vida, sem água não se faz comida, precisamos usar água da melhor forma possível e fazer isso exige inteligência, a nossa inteligência, no campo.

Para saber mais: descubra as verdades e mitos da água na agricultura .

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress