Tecnologia agrícola que move o mundo

Nascimento da agricultura

Pecuária

Desde o princípio da história escrita, a agropecuária teve papel de destaque para o sucesso ou fracasso de uma sociedade. Dessa forma, a tecnologia agrícola pode ser utilizada como um termômetro do nível de desenvolvimento tecnológico total de dada sociedade ou até da humanidade como um todo.

No entanto, devemos também ter cuidado ao classificar os diferentes níveis de tecnologia do campo. Na alvorada da humanidade, os seres humanos ainda não tinham domínio dos recursos mínimos para sistematizar a produção de alimento.

Através de observação foram coletadas informações valiosas. Seguindo os fluxos migratórios de animais, diversas sociedades humanas puderam perceber como essas migrações seguiam cronogramas estritos, de acordo com a oferta de alimento em cada região.

Foto de ovelhas no pasto

A caça pode ter sido então, de certa forma, a precursora da agricultura. Apenas com a comparação da abundância ou escassez de alimento em função da região, clima e período do ano foi possível ao homem dominar as plantas e garantir seu sustento em  um local fixo, sem precisar correr atrás de comida diariamente.

Após domesticar alguns animais, o ser humano realizou um grande salto de tecnologia agrícola. Não precisando mais seguir migrações, pôde se dedicar a desenvolver uma infraestrutura maior, ficando melhor abrigado das intempéries. Esse avanço garantiu uma melhora significativa na qualidade de vida do homem antigo e possibilitou um estudo detalhado da região onde este se estabelecia.

Agricultura

Uma vez conhecendo a área específica onde residia, as sociedades humanas passaram a domesticar as plantas. Fazendo experimentos e melhoramentos com os vegetais que já conhecia e buscando outras fontes de alimento.

Com esse aumento de tecnologia agrícola, o ser humano saiu de uma situação de subsistência constante, isto é: viver apenas em função da oferta de alimento em curto prazo.

Depois dos primeiros campos trabalhados, a garantia de alimento futuro passou a ser uma prioridade em qualquer sociedade. A perspectiva de futuro para as pessoas mudou completamente, não ficando mais à mercê das condições climáticas mas, a partir de então, utilizando-as para conseguir alimento.

Sulcador com tração animal

Esse período, conhecido como Revolução Agrícola, aconteceu de forma mais ou menos similar em diversas regiões do mundo, paralelamente, mesmo em períodos diferentes. Considera-se, no entanto, um marco de início da tecnologia agrícola a faixa de 10 mil a.C., na região do Crescente Fértil, porção do Oriente Médio com irrigação por grandes rios.

Essa agricultura primária estava muito ligada às estações, dependendo dos períodos de cheia dos rios para a irrigação das áreas de várzea. A água e o acúmulo de matéria orgânica nos leitos, tornavam essas faixas de terra bastante férteis.

Campo de arroz

Malthus

A teoria

Thomas Malthus, um economista britânico que viveu entre 1766 e 1834 era filho de um rico proprietário de terras. Atentando-se ao crescimento populacional e comparando-o ao aumento da produção agrícola, Malthus estabeleceu uma teoria que ficou muito famosa, concluindo que o mundo entraria em colapso a partir de meados do século XX, especialmente na década de 60.

Segundo a teoria de Malthus, a população tem crescimento muito mais rápido que a oferta de alimentos. Por exemplo, ele considerou que a produção de comida dependia exclusivamente da área plantada, portanto seu crescimento tendia à linearidade. Com isso, estava fadado a parar de crescer em algum momento, quando se esgotassem as áreas agricultáveis.

A população mundial, entretanto, tem um crescimento exponencial, com taxa muito mais agressiva que a linear. No gráfico 1, abaixo, pode-se ver a comparação entre duas curvas, uma representando o crescimento populacional e outra a produção de alimentos, segundo as afirmações de Malthus.

Gráfico 1. Representação da teoria formulada por Malthus

Tecnologia agrícola

Essa previsão, no entanto, não contava com os avanços em tecnologia agrícola que aconteceriam no início do século. Esse desenvolvimento tornou viável a produção de alimentos em larga escala de forma muito mais eficiente. De fato, o que aconteceu é que a previsão de que a produção de alimento teria um aumento constante ao longo do tempo se provou equivocada.

A população mundial ainda não cessou de crescer, até mesmo ultrapassando ainda as estimativas de Malthus, mesmo assim sabemos que somos capazes de produzir o suficiente para todos.

Discípulos de Malthus muitas vez já realizaram previsões de grandes colapsos de fome ao redor do mundo, enganando-se como seu predecessor. O agricultor ao longo da história tem se mostrado profundamente criativo e disposto para sempre produzir mais e alimentar o mundo.

Maquinário agrícola

Revolução constante

Como vimos, Malthus falhou em perceber uma revolução iminente na tecnologia do campo. Esse equívoco o impediu de ver uma verdade evidente: o campo sofre uma revolução constante.

Desde a Revolução Agrícola o produtor do campo vem, acima de tudo, se reinventando para produzir mais e mais. Por exemplo, as produções de alimento, commodities, combustíveis aumentam a cada ano. Todos esses itens são necessários para manter a sociedade funcionando.

As pessoas do campo vivem uma revolução, no entanto esta é lenta, mas está acontecendo o tempo todo. Esse  movimento constante dá impressão de que o campo está parado no tempo, para quem não o conhece.

Coletor de feno

Fato é que a tecnologia agrícola está mudando o tempo todo. Primeiro as atividades eram totalmente feitas à mão, passando por ferramentas de pedra e depois madeira. Em seguida, com o advento da metalurgia, a criação de instrumentos de metal, muito mais eficientes e duráveis. A partir da Revolução Verde o uso de máquinas, química e engenharia genética têm reafirmado o campo como coração da humanidade.

No início do século passado, tratores com 0,5cv de potência foram de excepcional ajuda para o agricultor. Quatro décadas depois o uso de tratores já era considerado praticamente indispensável.

Trator abandonado

O que está acontecendo agora

Entretanto, desde a virada do milênio, já estamos em uma nova fase de desenvolvimento. Temos, certamente, máquinas de altíssimo desempenho, com recursos tecnológicos muito avançados. A potência e tamanho dos tratores atuais tornam possíveis um aumento de produtividade jamais imaginado.

Colheita

Certamente, o próximo passo é a integração de todos esses recursos, através de conectividade. Essa é a fase da revolução tecnológica que estamos vivendo. Isso já está acontecendo hoje, e é o que vai determinar o sucesso dos agricultores no futuro próximo.

A eletrônica, assim, nos deu a capacidade de conhecer um grande número de parâmetros simultaneamente. Tendo alto nível de precisão para fazer uso desses dados de diversas formas. Até onde podemos ir com um mar de informações desse porte ainda é território desconhecido, mas que está sendo explorado neste momento.

Drone

Conclui-se, então, que o campo é um ambiente inovador e ao mesmo tempo cheio de história e tradição.

Agrishow

A feira Agrishow 2019, que ocorreu na primeira semana de maio, foi palco de muitas demonstrações de como a tecnologia agrícola não pára de avançar.

Produção de mudas

Como ocorre todos os anos, a feira foi centro para o lançamento de muitas tecnologias. Além disso é o espaço que a indústria tem para mostrar ao agricultor as novidades que podem auxiliá-lo.

É também um importante evento para que um agricultor possa conhecer diversos produtos. Assim pode comparar concorrentes e escolher o que é melhor para sua propriedade.

Colhedora

A Agrishow acontece todos os anos, na cidade de Ribeirão Preto – SP, e é um dos maiores eventos da área no mundo. Portanto é uma excelente oportunidade para o agricultor conhecer as oportunidades que existem para seus passos futuros.

Se quiser entender mais o quanto o uso de tecnologia pode auxiliar na lavoura, veja também:

Agrosmart aumenta eficiência produtiva da Raízen com tecnologia de agricultura digital

Tecnologia é aliada do uso consciente da água em lavoura no Espírito Santo