Sistema de telemetria em hidrômetros gera eficiência e economia na irrigação

Telemetria em hidrômetros: sistema auxilia você na gestão eficiente e precisa da irrigação na lavoura, o que favorece à sustentabilidade ambiental  

O sistema de telemetria em hidrômetros é uma das principais ferramentas da irrigação de precisão, a qual promove o gerenciamento eficiente e sustentável da água. 

Por meio dele, é possível saber de forma certeira quanto está sendo gasto de água com a irrigação na lavoura e utilizar a quantidade necessária para cada cultura.

Com coleta de dados sobre a quantidade exata de água, é possível gerenciar o sistema de telemetria em hidrômetros de forma remota, com automatização dos processos. 

Ele favorece, neste sentido, a uma maior economia de tempo, bem como a uma ação rápida caso haja algum problema, conforme você pode ler neste artigo. 

O que é telemetria

Difundida no Brasil desde os anos de 1990, a telemetria é uma tecnologia que possibilita coletar e transmitir dados de sensores de forma remota e, com base neles, tomar decisões de gerenciamento.

A transmissão dos dados pode ocorrer por meio de sinais de rádio ou satélite, mas também via energia elétrica, internet.

A transmissão de dados por meio das aplicações da telemetria via satélite é uma das que mais se destacam, não só no setor da agricultura como também em outras áreas da economia e serviços.

Assim, a principal vantagem da telemetria via satélite é que ele faz um serviço em áreas remotas, geralmente não alcançadas pela comunicação via rádio ou GPRS (tecnologia utilizada para aumentar as taxas de transferência de dados entre celulares).

Irrigação da lavoura ocorre de forma mais precisa com a telemetria (Foto: Mário Bittencourt)

Uso da telemetria na irrigação 

Na agricultura, o sistema de telemetria, aliada a outras tecnologias, tem grande utilidade, pois proporciona um melhor gerenciamento do gasto de água com a irrigação.

Para ser usado, é preciso instalá-lo junto a um hidrômetro, aparelho que mede o volume utilizado de água, comumente chamado de “contador de água”.

Assim, com um sistema de telemetria no hidrômetro, você tem um acompanhamento em tempo real do gasto de água e pode ainda identificar eventuais problemas.

Pesquisas apontam que o sistema de telemetria, aliado a outras tecnologias, pode trazer uma economia de até 60% em relação ao sistema tradicional. Bem como a redução de 40% de energia e aumento da produtividade em 20%.

Isso porque, o aumento da produtividade ocorre a partir do momento em que a planta recebe a quantidade necessária de água para se desenvolver.

Mas, vale destacar que também são levados em consideração neste contexto outros fatores. Por exemplo: o tipo de solo da lavoura, a capacidade dele reter água, a temperatura e a radiação solar (luminosidade).

Dessa forma, evita-se desperdício e tem-se mais eficiência na irrigação.

Benefícios do sistema de telemetria em hidrômetros

O sistema de telemetria em hidrômetros oferece diversos benefícios que vão desde a segurança nos dados sobre consumo de água até o gerenciamento de forma remota. Confira cada um deles.

Leitura precisa

No sistema tradicional, a leitura do hidrômetro na fazenda é feita de forma visual, com anotações numa folha de papel ao final de cada mês, e nem sempre os dados são confiáveis.

Com isso, têm-se sempre uma informação geral do consumo, sem saber ao certo quanto determinada área de produção recebeu, de fato, de irrigação, e quando isto aconteceu.

No sistema de telemetria, a leitura é totalmente precisa e os dados são coletados e transmitidos em tempo real.

E, a partir disso, é possível tomar medidas para que seja reduzido o consumo e utilizado apenas o necessário.

Armazenamento de dados

O gerenciamento do sistema de irrigação da sua fazenda também pode ser avaliado de forma mais ampla, já que os dados ficam armazenados para análise posterior.

Assim, a cada safra você tem um diagnóstico do seu gasto, a partir do qual, pode desenvolver novas estratégias de uso do recurso hídrico da sua propriedade rural.

Monitoramento do sistema de telemetria da Agrosmart (Reprodução)

A telemetria no hidrômetro da Agrosmart

O sistema de telemetria em hidrômetro da Agrosmart é a solução ideal para o melhor gerenciamento da água em sua fazenda.

Ele contém o registro histórico de:

  • consumo de água pelo sistema de irrigação;
  • estimativa de indicação no medidor.

Para instalação, é necessário que o hidrômetro esteja instalado e funcionando, e que tenha saída de pulsos, geralmente indicada na documentação técnica por um destes termos: 

  • pulse output;
  • reed switch;
  • volume output.

O funcionamento é similar ao pluviômetro: cada pulso indica determinado volume de fluxo. A resolução depende do modelo do hidrômetro, sendo configurada como parâmetro na plataforma.

Exemplos de modelos compatíveis:

  • Raf Meter RMW;
  • Raf Meter RMI;
  • ARAD IRT 100.
Modelos de hidrômetros compatíveis com sistema da Agrosmart (Foto: Agrosmart)

Conclusão

O uso do sistema de telemetria em hidrômetros traz diversos benefícios para o gerenciamento da irrigação da sua lavoura, conforme você leu neste artigo.

A Agrosmart oferece tecnologia de ponta para que você monitore de forma eficiente o gasto de água em sua fazenda. E, assim, reduza custos com energia elétrica (ou combustível, em caso de bombas a motor) e de à planta somente o que ela precisa para se desenvolver bem.

A utilização da irrigação de precisão, com o sistema de telemetria em hidrômetros da Agrosmart, favorece a ganhos em produtividade e à sustentabilidade ambiental.

Consulte um especialista da Agrosmart e saiba a melhor forma de se beneficiar desse sistema em sua fazenda.