O avanço das tecnologias da informação deixou o produtor rural mais conectado, com as proliferações das plataformas digitais e a introdução de novas técnicas digitais, ouvi um aumento das relações entre os produtores rurais e consumidores, além do impacto na qualidade da lavoura. Essa transformação nas relações entre produtores e consumidores não só influencia na produção, como também dá origem a novos negócios e oportunidades.
De acordo com uma dados levantados pelo IBGE, o acesso à internet no campo aumentou 1.790,1% desde o último levantamento, passando de 75 mil, em 2006, para 1.425.323 produtores que declararam ter acesso em 2017. Destes 61% já usam smartphones para realizaram algumas atividades, e o whatsapp é considerado como o principal meio de comunicação na zona rural, utilizado por 96% dos produtores com acesso à internet
A expectativa é que o número de adeptos a incorporação da tecnologia no meio rural cresça cada vez mais, pois o acesso a internet vem conquistando os produtores rurais devido a sua capacidade em melhorar o processo de produção como um todo, reduzir custos e contribuir para uma agricultura mais sustentável.
A barreira de conectividade no campo
Como se pode notar no infográfico criado pela revista Plant Project, apesar do aumento no uso da internet e, consequentemente das novas tecnologias, ainda existem muitos desafios a serem vencidos no campo, principalmente devido a falta de conectividade que alguns produtores costumam enfrentar. Este, é considerado como um dos problemas mais graves presentes na agricultura atual, que acarretam em diversos impactos, levando, inclusive a diminuição da produtividade da lavoura.
De acordo com um estudo feito pela AgroHub, apenas 14% dos produtores rurais têm acesso a algum tipo de internet, o que nos leva ao fato de 86% deles não terem os seus talhões conectados. As principais limitações em torno disso ocorrem devido a falta de infraestrutura nas zonas rurais e também pelo preço, que costumam ser muito altos.
Essa falta de conectividade, além dificultar que os produtores invistam em novas tecnologias eficientes, também acabam impedindo que o produtor aplique soluções que não são adaptadas para esse cenário de baixa ou nenhuma conectividade.
Conectividade da Agrosmart
Em contrapartida a tantos empecilhos, existem algumas empresas que trabalham para auxiliar os produtores nessa questão, como a Agrosmart, que coleta dados, em tempo real no campo, através de sensores, mesmo em lugares que não possuem sinal de internet. Para contornar essa situação de baixa disponibilidade, a empresa utiliza diferentes tipos de tecnologia para realizar o envio de dados da lavoura para a internet, como rede própria de comunicação, implementada dentro da fazenda, internet via satélite ou SigFox, uma tecnologia francesa que utiliza torres para trazer a cobertura em diversos polos agrícolas do Brasil. Dessa forma, as decisões dos produtores rurais são muito mais assertivas e, também garantem bons resultados nas lavouras.
Visualizar comentários (1)
Encontrei esse site por acaso em minhas pesquisas na
internet, acabou me interessando o assunto. Gostei muito,
parabéns ao autor.