Nutritechy, canal de vendas da Agrosmart no Vale do São Francisco

Representante Nutritechy Agrosmart Petrolina-PE

Conheça a Nutritechy, parceira da Agrosmart no Vale do São Francisco e que tem colaborado para tornar a fruticultura irrigada da região cada vez mais eficiente

A cidade de Petrolina, localizada no sertão de Pernambuco, é conhecida como a “Califórnia Brasileira”, ou ainda para os mais visionários, como a “Terra dos Impossíveis”.

Mas, aos poucos, também está se tornando a Terra da Agricultura Sustentável e isto graças às tecnologias para o agronegócio que estão ganhando cada vez mais espaço na região. Somando força à Petrolina, está Juazeiro, no norte baiano.

As duas cidades são separadas apenas pelo leito do rio São Francisco e compõe um dos principais polos de fruticultura irrigada do Brasil, tendo como foco o mercado externo.

Com objetivo de contribuir para que esse polo seja cada vez mais sustentável é que a Agrosmart tem atuado na região, em parceria com a Nutritechy, responsável por prover assistência técnica aos clientes da Agrosmart em Petrolina/PE, Juazeiro/BA e outras localidades próximas.

A seguir, conheça mais a respeito dessa parceria.

A fruticultura irrigada no Vale do São Francisco (PE/BA)

O Vale do São Francisco, onde Petrolina/PE e Juazeiro/BA estão localizadas, representa um importante polo da fruticultura irrigada do Brasil e do mundo.

Em 2021, os estados da Bahia e Pernambuco juntos foram responsáveis por 90% do volume exportado de manga e 96% de uva, de acordo com dados da Comex (Secretaria de Comércio Exterior).

Por ser um polo tão importante para o agronegócio brasileiro, os produtores e empresas rurais da região têm buscado soluções para tornar a produção cada vez mais eficiente.

Imagem aérea mostra a quantidade de plantações ao longo do curso do rio São Francisco, na região de Petrolina, Pernambuco. 19/11/2010. Foto: TIAGO QUEIROZ/AE

Isso porque, apesar do rio São Francisco ser uma importante fonte de água à fruticultura da região, já existe uma preocupação local a respeito do uso de recursos hídricos.

E é neste ponto que a Nutritechy tem sido tão importante: “A empresa já nasceu com o diferencial de oferecer soluções de tecnologia diferenciadas e sustentáveis para a agricultura da região”, destaca Francisco Cavalcanti Júnior, diretor da empresa e responsável pela difusão da Agrosmart na região.

Com a atuação em conjunto à Agrosmart desde meados de 2020, a Nutritechy colhe seus primeiros frutos: além de conquistar novos clientes, a empresa já conta com contratos renovados.

Neste trabalho, sua carteira de clientes tem perfil bastante diversificado, como:

  • produtores de uva para vinho e suco concentrando;
  • produtores de uva de mesa;
  • produtores de manga;
  • produtores de caju;
  • produtores de romã;
  • produtores de goiaba, etc;

O próprio Francisco Cavalcanti, diretor da Nutritechy, é produtor de uva de mesa e confiou nos benefícios dos produtos e serviços da Agrosmart.

A sua propriedade, a Fazenda São Pedro, foi pioneira no uso de sensores de umidade de solo, sensores de molhamento foliar, pluviômetros digitais e da plataforma AQUA da Agrosmart.

Conhecendo a Nutritechy

A Nutritechy conta com uma forte equipe que vem desenvolvendo um importante trabalho de aplicação e adequação técnica das tecnologias da Agrosmart para as culturas tropicais e subtropicais cultivadas no Vale do São Francisco.

Assim, Francisco Cavalcanti (Diretor e Engenheiro Agrônomo), Luan Vitor (Engenheiro Agrônomo Mestrando em Engenharia Agrícola), Hawston Pedrosa (Supervisor de Campo e Sucesso do Cliente da Agrosmart) entre outras pessoas que compõe a equipe da Nutritechy, têm usado a tecnologia para tornar a fruticultura local cada vez mais eficiente.

Equipe Nutritechy atendendo produtores locais

E isso através do uso de informações de condições climáticas para prevenção de pragas e doenças nas plantas, bem como o manejo de irrigação para otimizar as recomendações de lâminas de irrigação nos pomares.

A Nutritechy oferece as soluções completas da Plataforma de Inteligência Climática da Agrosmart.

Mais eficiência, mais resultados e mais economia

É comum ouvir o engenheiro agrônomo Francisco Cavalcanti falar que descobriu com o tempo que, o seu trabalho é muito mais amplo do que apenas fazer a gestão da irrigação.

Isso porque, a gestão da água demanda muito mais do que apenas controlar a irrigação. É necessário considerar um conjunto de dados informações para realizar esse gerenciamento, e a tecnologia pode ajudar a tornar esse processo mais fácil.

Por exemplo, é possível acompanhar:

  • o fluxo das chuvas, com pluviômetros digitais;
  • o ciclo da água no solo, através de sensores de umidade de solo;
  • as condições meteorológicas que afetam a evapotranspiração (perda de água das plantas e do solo) através de estações meteorológicas;

Assim, a irrigação é apenas uma consequência de todo esse balanço.

Sensor de umidade de solo Agrosmart

Além disso, a economia de água é muito importante, mas há casos em que, por meio da Agrosmart, alguns clientes descobriram que antes estavam fazendo uma sub-irrigação, ou seja, irrigando abaixo do necessário. E, após o ajuste, observaram um aumento de produtividade acima de 10%.

Outros, por sua vez, registraram uma economia de consumo de água na ordem de 20 a 30%. 

O que esperamos para o futuro?

Os planos para o futuro dessa parceria entre Agrosmart e Nutritechy são muitos. Alguns deles incluem: eventos, dias de campo entre outros eventos técnicos com objetivo de difundir cada vez mais as soluções tecnológicas na agricultura.

Além disso, um próximo passo para a Nutritechy é a parceria com instituições de pesquisa e fomento ao agronegócio.

“Validar tudo que aplicamos e comercializamos, com respaldo científico é muito importante para reforçar ainda mais a qualidade das informações aplicadas e coletadas no campo.”

Francisco Cavalcanti, Engenheiro Agrônomo
Diretor da Nutritechy

Porque acreditamos em parcerias como esta?

Vinícius Borges, Gerente Nacional de Vendas da Agrosmart e responsável pelo início da parceria entre as duas empresas, enaltece a Nutritechy como um parceiro estratégico na região do Vale do São Francisco, contando atualmente com diversos clientes em todas as soluções de plataforma digital e equipamentos de monitoramento do tempo e do solo na região.

Luan Vitor, engenheiro agrônomo da Nutritechy

Além disso, este trabalho em parceria com revendas e canais de venda espalhados por todo o Brasil e até fora dele tem uma papel importante de facilitar a difusão da tecnologia aos agricultores, pois, cada parceiro comercial conhece com mais propriedade as particularidades de cada região, sabendo os caminhos e os clientes com maior sinergia com a empresa.

Ainda há espaço para mais parcerias de sucesso em todo o Brasil e até mesmo na América Latina. Para maiores informações de como ser um parceiro comercial da Agrosmart, clique aqui.

E se você trabalha com fruticultura na região do Vale do são Francisco, entre em contato e saiba como tornar a sua produção mais eficiente e econômica.