Referência em inovação e sustentabilidade na produção de coco
Localizada no litoral norte da Bahia e com aproximadamente 1.800 hectares plantados de coco, a Obrigado é conhecida por ser a água de coco mais pura do mercado. A empresa carrega em todas as etapas o DNA de sustentabilidade e a inovação , do campo a indústria, visando sempre preservar os recursos naturais e obter máxima qualidade na água de coco.
Com o objetivo de ter uma água de coco 100% natural, a Obrigado conta com um sistema de envasamento único, no qual a água sai direto da fruta para a caixinha, por isso é de extrema importância garantir uma boa produção no campo. Nesse sentido, a Obrigado encontrou na Agrosmart aquilo que precisava para monitorar a lavoura e tomar decisões mais assertivas, de acordo com a necessidade exata da planta, garantindo a qualidade do fruto e uso racional da água na irrigação. O resultado do uso da plataforma de monitoramento pode ser visto no terceiro episódio da série “Agrosmart na Prática: histórias que não são causos | Fazenda Obrigado”.
Está no nosso DNA usar tecnologia que melhora nossos processos agrícolas, resultando em uma produção mais sustentável, eficiente e de qualidade superior.
Luis Pereira – Diretor Agrícola
Monitoramento Agrosmart: interpretando a necessidade da planta
A irrigação interfere diretamente na qualidade da água de coco da Obrigado, por isso é de extrema importância ter um manejo adequado, de acordo com a necessidade exata da planta. Antigamente, o manejo era feito utilizando equipamento de coleta de dados em campo de uma outra empresa, porém não havia serviço de acompanhamento e manutenção, além de que os dados eram cruzados manualmente em uma planilha pelo coordenador de irrigação Clóvis Lima, gerando uma informação não precisa e um alto volume de trabalho.
Ao decidir buscar por técnicas mais assertivas, decidiram adotar o sistema da Agrosmart, onde os diversos sensores instalados no campo são responsáveis por indicar a quantidade exata de água e o momento certo para irrigar automaticamente. Dessa forma, é possível monitorar toda a lavoura de um único ponto, avaliando o que está acontecendo e se o talhão precisa ser irrigado ou não.
Além de atender as reais necessidades de cada planta, o manejo de irrigação da Agrosmart também dá o suporte necessário para auxiliar a atingir um padrão de qualidade na produção. Com isso, é realizado um manejo racional da água, o que diminui os impactos ambientais, preservando um dos recursos naturais mais importantes: a água.
Como a planta não diz verbalmente o que ela precisa, a gente tem que identificar as suas necessidades, e a tecnologia da Agrosmart está aí pra isso.
Luis Pereira – Diretor Agrícola
Praticidade na tomada de decisão: do plantio à colheita
A Plataforma Digital da Agrosmart garante uma maior agilidade e praticidade para resolver os possíveis problemas e uma maior segurança na tomada de decisões. Através das informações geradas na base, o produtor conta com um suporte não somente na parte da irrigação e fertirrigação, mas também em outros setores como no controle fitossanitário e na colheita.
Além disso, os dados meteorológicos da base também auxiliam na verificação do clima, da velocidade dos ventos e umidade do solo, de modo a gerar aos operadores informações precisas de quais talhões eles terão que ligar e desligar e qual é o tempo de irrigação.
Isso faz com que o sistema da Agrosmart esteja alinhado com os objetivos da Obrigado, ao adotar atitudes mais sustentáveis através do uso de tecnologias e gerar uma maior produtividade, oferecendo um produto de qualidade e que agrade ao público.
Eu me comunico por ligação, mensagem, whatsapp ou até mesmo pelo chat do próprio site. É rápida, é exata, é simples.
Clóvis Lima | Gerente da Irrigação