Novas aplicações para inteligência climática: o caso do Aterro Sanitário Guamá Ambiental
Os empreendimentos ambientais atendidos pela BoosterPRO – como o aterro sanitário Guamá Ambiental – demonstram a versatilidade de nossos serviços e produtos, bem como a importância da inteligência climática em outros segmentos
A BoosterPRO não atua apenas no campo: sua carteira de clientes também inclui empresas de outros segmentos, como a Guamá Ambiental – um dos aterros sanitários atendidos pela empresa e que utiliza tecnologia de ponta em suas operações.
Em funcionamento desde 2015, o aterro sanitário da Guamá Ambiental recebe diariamente cerca de 1.500 toneladas de resíduos domiciliares das cidades de Ananindeua, Marituba e Belém, conjunto de cidades da Região Metropolitana de Belém, a capital do estado do Pará.
O Aterro sanitário tem diversas obras de engenharia e recebe constantemente investimentos em novas tecnologias a fim de promover a melhoria contínua da operação.
Estas obras de engenharia são fundamentais para o funcionamento eficiente do aterro, pois são responsáveis por minimizar os impactos ambientais causados pela disposição dos resíduos sólidos.
As obras de engenharia incluem o planejamento do aterro, o projeto de construção, a instalação de sistemas de drenagem e controle de lixiviados, a instalação de equipamentos para tratamento de gases, a construção de barreiras e revestimentos impermeáveis, a instalação de sistemas de monitoramento, a construção de equipamentos para tratamento de lixiviados e outros.
Além disso, é necessário realizar a manutenção contínua das obras de engenharia para garantir que elas continuem operando de maneira eficiente e segura.
Até o momento, o aterro sanitário da Guamá gerenciou mais de 3 milhões de toneladas de resíduos desde seu início em 2015.
Mas afinal, qual a diferença entre um lixão e um aterro sanitário?
O desafio do descarte correto de resíduos e os aterros sanitários
De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010 (PNRS), a disposição de resíduos nos lixões é feito de forma irregular, a céu aberto, causando inúmeros problemas para o meio ambiente e a sociedade.
Os lixões, recebem todo tipo de resíduos, descartados diretamente no solo, sem qualquer tratamento, podendo ocasionar impactos ambientais, como: contaminação do solo e lençol freático; emissão de gases do Efeito Estufa; proliferação de vetores causadores de doenças, além de poluição visual e sonora.
Os aterros sanitários, por sua vez, caracterizam-se pelas obras de engenharia que viabilizam a captação e tratamento de chorume e gases gerados pela decomposição dos resíduos descartados no aterro, a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente.
Os aterros sanitários, devem ser construídos longe de centros urbanos e em grande extensão territorial, além disso, deve ser cercados por vegetação nativa, a fim de mitigar os impactos.
Além disso, os Aterros Sanitários também possuem diversas tecnologias que auxiliam em suas operações
Inteligência climática e responsabilidade socioambiental: o caso do aterro sanitário Guamá Ambiental
A Guamá Tratamento de resíduos, é composta por unidades de tratamento que contam com as mais avançadas técnicas de tratamento, sendo estes:
- Estação de Tratamento de Efluentes (ETE);
- Usina de Biogás;
- Osmose reversa.
A Guamá também conta com ações voltadas para a comunidade, por meio de ações e programas socioambientais, na qual, são desenvolvidas na empresa e comunidade para em parceria construir um ambiente melhor. Sendo assim, colaboram para a capacitação e o crescimento das pessoas e comunidades onde atuam.
Dessa forma, a BoosterPRO vem somando a este conjunto de boas práticas e tecnologias da Guamá em prol do meio ambiente e sociedade.
Utilizamos os equipamentos da BoosterPRO, (Estação Meteorológica), como um instrumento para o acompanhamento diário da nossa operação, através de recebimento de alertas de condições climáticas, dentre elas a pluviometria e velocidade dos ventos. Assim conseguimos nos organizar e nos preparar para qualquer alteração climática que possa vir afetar a nossa operação.
Além disso, fazemos o acompanhamento de odor na região, quando há algum tipo de reclamação, conseguimos fazer a correlação com a direção e velocidade dos ventos…”.
Relato do Engenheiro Leonardo Parize – Coordenador de Operação
A obtenção e processamento de dados é feita de forma automática, por meio dos equipamentos, associada à inteligência do processamento dos dados coletados que é posteriormente transformado em insights práticos para a empresa.
Ou seja, todos os dados meteorológicos coletados no local da operação, por meio da estação meteorológica – como volume de chuva, direção e velocidade do vento, radiação solar, umidade e temperatura do ar –, são enviados por telemetria, integram um histórico que pode ser analisado, e geram uma maior compreensão a respeito das condições monitoradas.
Os clientes que usam a tecnologia de inteligência climática da BoosterPRO, como a Guamá Ambiental, também contam com a previsão do tempo recebida diariamente no Whatsapp e alertas personalizados sobre a ocorrência de eventos climáticos, por exemplo.
Isso é extremamente útil, principalmente para empresas como as do segmento da Guamá Ambiental.
Além disso, um diferencial da BoosterPRO é a conectividade via satélite de seus equipamentos (estação meteorológica, pluviômetro digital e demais sensores).
Isso proporciona autonomia e conectividade para o envio dos dados coletados em campo para a plataforma, e permite o monitoramento em lugares remotos com a total independência de sinal de celular, internet, rádio ou cabeamento.
Parcerias para um presente e um futuro mais sustentáveis
A inteligência climática da BoosterPRO possibilitam o planejamento, a prevenção e/ou a mitigação de danos ambientais.
Isso, associado às ações de clientes como a Guamá Ambiental, trazem uma contribuição importante para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Se você ainda não está familiarizado com o tema, nós explicamos.
No ano de 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os 15 anos seguintes: a Agenda 2030, que é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Essa agenda representa um esforço conjunto de países, instituições públicas e privadas, e sociedade civil.
Tais objetivos buscam, por exemplo: assegurar os direitos humanos; acabar com a pobreza; lutar contra a desigualdade e a injustiça; alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas; agir contra as mudanças climáticas; bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.
O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias, influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores.
Neste cenário estão a BoosterPRO e a Guamá Ambiental, assim como outras empresas que vêm se destacando no Brasil.
Seguimos juntos, trabalhando pela implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para alcançarmos um mundo mais justo e melhor não só para as futuras gerações, mas para a geração atual também!