Os benefícios de ter uma previsão do tempo específica para a sua fazenda

As condições de tempo são fundamentais para a agricultura, pois além de ser um dos principais fatores que determinam a produtividade de uma cultura, as condições de tempo também determinam o calendário de atividades das fazendas. Desta forma, ter uma boa previsão do tempo é extremamente relevante para o produtor rural.

Saber se vai chover nos próximos dias, por exemplo, ajuda a escolher o melhor dia de plantio, de colheita, ou o melhor dia para manejar o solo, realizar a irrigação, etc. Além disso, saber a direção e intensidade do vento, auxilia na aplicação de defensivos e evita a deriva desses produtos. Outra informação das previsões de tempo que também é importante é o alerta de ocorrência de eventos extremos, essa informação possibilita o agricultor se precaver e evitar que ocorram perdas na plantação ou perdas de maquinários.

Mas o que é previsão do tempo?

A previsão do tempo, informa detalhadamente as condições atmosféricas futuras esperadas. E por isso é uma informação de extrema importância para várias atividades humanas, dentre elas podemos destacar a navegação, aviação, pesca, turismo e a agricultura.

Para realizar as previsões de tempo é necessário saber o estado atual da atmosfera; que é obtido através da coleta de uma grande variedade de dados observados. Essas dados observados que alimentam as previsões formam as condições iniciais da atmosfera. Esses dados são coletados de vários equipamentos e sensores, como estações meteorológicas automáticas e convencionais, radares, radiossondas, boias meteorológicas, satélites, entre outros.

As previsões do tempo que variam de 12 horas a 3 dias são chamadas de previsão de curto prazo. As previsões para um intervalo de 3 a 8 dias são chamadas de previsão de médio prazo. Por fim as previsões que se estendem cerca de 8 a 15 dias são chamadas de previsões de longo prazo. De acordo com a Teoria do Caos, acima de 15 dias a previsibilidade é muito limitada, isso ocorre pois pequenas mudanças nas condições iniciais podem acarretar em alterações muito maiores e imprevisíveis ao longo do tempo. Por isso que para uma boa performance dos modelos de previsão globais e regionais, é importante que as condições iniciais representem de forma adequada o comportamento da atmosfera naquele dado instante.

Atualmente as previsões do tempo são facilitadas por super computadores que fornecem a previsão numérica do tempo. Os modelos físicos que descrevem o comportamento da temperatura do ar, da pressão atmosférica, dos ventos, da umidade, entre outros, são altamente complexos e portanto são necessários computadores com alta capacidade de processamento.

Para uma melhor previsibilidade é utilizada a técnica de conjunto de previsões (Ensemble), essa técnica é baseada na execução de vários modelos de previsão (ou diferentes versões de um único modelo), cada um com informações climáticas ligeiramente diferentes. Dessa forma, é possível verificar a convergência dos resultados dos modelos e obter qual previsão possui mais chances de ocorrer.
call-to-action-previsaov3

Boletim meteorológico

Mais importante do que possuir a informação é ser capaz de entender a informação. Para isso, utiliza-se os boletins meteorológicos. Boletins meteorológicos disponibilizam um conjunto de informações sobre a atmosfera em um determinado período. Além de indicar as condições meteorológicas, o boletim também indica os principais sistemas atmosféricos atuantes que podem influenciar e determinar as condições de tempo.

Os boletins meteorológicos são importantes para entender como os sistemas atmosféricos influenciam no tempo futuro e consequentemente nas atividades das fazendas e na sua produção. Os boletins também são importantes para documentar a frequência de ocorrência dos fenômenos atmosféricos.

Benefícios da previsão do tempo e do boletim meteorológico para a sua fazenda

Com uma previsão de tempo e um boletim meteorológico específicos para a sua fazenda, o agricultor tem diversos benefícios, e o principais são:

  •         Alertas para eventuais eventos severos de tempo,
  •         Fácil entendimento,
  •         Melhor previsibilidade,
  •         Planejamento das atividades das fazendas,
  •         Registro de ocorrência de eventos adversos,
  •         Tomada de decisão mais precisa e assertiva.

A atmosfera é muito dinâmica. Muitas vezes a chuva ocorre de forma localizada, podendo ocorrer registros de chuvas na sede da fazenda e nenhum registro nos talhões. Por isso, cabe somente ao agricultor a decisão sobre como utilizar essas informações.
call-to-action-previsaov3

Sobre a Agrosmart

Agrosmart criou uma forma de cultivo inteligente, que conecta o produtor à sua plantação. Por meio de sensores no campo, dados meteorológicos, imagens de satélites e processamento de dados, ajudamos produtores rurais a tomarem melhores decisões no campo.

Dentre os serviços, Agrosmart oferece assessoria meteorológica, que inclui previsão do tempo, informes meteorológicos voltados para a sua fazenda e linha direta com meteorologistas. As previsões fornecidas garantem alta previsibilidade e precisão, utilizando um modelo regional com grade refinada, o que possibilita focar as previsões nas regiões agrícolas de interesse.

Com a previsão do tempo específica para sua fazenda é possível verificar o comportamento diário e horário das temperaturas do ar, do acumulado de chuva e da nebulosidade, assim como verificar a possibilidade de ocorrer eventos de tempo severo.

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato, clique aqui, preencha o formulário e fale com um dos nossos consultores.