Agrosmart na Prática | Fazenda Sertãozinho | Café Orfeu

Botelhos | Minas Gerais

Café Orfeu: referência mundial em qualidade e sustentabilidade

Considerada uma das fazendas referências na produção de cafés especiais no mundo, a fazenda Sertãozinho é responsável pela produção de café destinada para o Café Orfeu. Cultivando grãos de alta qualidade desde 2005,  a fazenda tem como principal objetivo produzir e entregar aos seus clientes um produto de alto valor, garantindo a qualidade em todas as etapas do processo, desde o plantio até a embalagem final. Para isso, encontraram no sistema da Agrosmart, algumas das informações que precisavam para monitorar a necessidade da lavoura e acompanhar os diferentes talhões, garantindo uma  maior eficiência e qualidade na produção de café. Veja abaixo o vídeo sobre como a  Agrosmart junto ao trabalho da Fazenda Sertãozinho, pode ser visto no quarto episódio da série: “Agrosmart na Prática: histórias que não são causos | Café Orfeu”

"A Agrosmart está sempre em contato com a gente para trazer informações confiáveis na tomada de decisão, garantindo uma boa produtividade e qualidade do café"

- Hernane de Souza | Supervisor Agrícola

Monitoramento Agrosmart: confiança e assertividade no manejo do cafeeiro

A plataforma da Agrosmart na fazenda Sertãozinho faz a coleta automática de dados de umidade do solo, chuva, temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar. As informações em tempo real  são acessadas por diferentes colaboradores da fazenda para apoiar a tomada de decisão no campo em atividades como irrigação, aplicação e colheita.  O fornecimento de água, de acordo com a necessidade da planta, é de extrema importância em todas as fases fisiológicas do cafeeiro, principalmente durante a pré e pós florada e no enchimento dos frutos. Com as informações de demanda hídrica da lavoura, em tempo real, a plataforma permite que a equipe da fazenda tenha uma maior eficiência do gerenciamento da irrigação nas diferentes fases produtivas. O resultado disso é traduzido em maior qualidade e eficiência da produção, gerando economia de água, energia elétrica e custos de mão de obra. Além disso, a previsão do tempo localizada e a estação meteorológica fornecem também informações importantes que aumentam a eficácia na aplicação de defensivos, reduzindo custo com insumos e risco de deriva.

"O sistema de irrigação da Agrosmart, auxilia a ter um conhecimento sobre a demanda hídrica da lavoura, garantindo um grão de alta qualidade e ganhos em produtividade e eficiência da produção."

- Hernane de Souza | Supervisor Agrícola

Foco em sustentabilidade e rastreabilidade

Com foco em sustentabilidade, a Fazenda Sertãozinho possui certificação internacional UTZ, que compreende na realização de práticas agrícolas adequadas para a produção de café. Nesse sentido, a plataforma Agrosmart auxilia a fazenda a realizar um manejo adequado, preservando os recursos naturais, que gera ganhos de rastreabilidade e auxiliam na obtenção de certificações.

"O sistema está sempre trazendo informações que nos ajudam a gerar ganhos em produção, economizar água e energia elétrica."

- Lucas Franco | Supervisor Geral

Fale Conosco (Whatsapp)