Conheça 6 benefícios da previsão localizada para 7 dias da Agrosmart

Na agricultura, o planejamento das atividades a serem executadas na semana é diretamente dependentes das condições meteorológicas na fazenda.

Por isso, é muito importante utilizar as informações de uma previsão do tempo (localizada) que seja confiável e assertiva, pois, dessa forma é possível obter um bom planejamento das atividades na fazenda, o que, consequentemente, resulta em menores gastos e maior lucratividade para o produtor.

Em si, o conceito de uma previsão de tempo localizada envolve uma maior assertividade, pois informa quais as temperaturas máximas e mínimas, volumes e probabilidades de chuva específicos para uma determinada coordenada geográfica, e não um município vizinho, por exemplo.

Por que devo ter uma previsão do tempo localizada?

Utilizar as informações de uma previsão de tempo localizada traz diversas vantagens para o agricultor, desde um melhor planejamento das atividades das fazendas até uma tomada de decisão mais assertiva. Dessa forma, o uso dessa ferramenta resulta em benefícios diretos ao longo de uma safra, tais como:

Melhora o planejamento do plantio

O plantio é a fase inicial de todas as safras e, por isso, é de extrema importância saber se irá ocorrer um período de chuva pouco tempo depois de seu início, pois permite um melhor desenvolvimento da cultura.

Possuir informações assertivas sobre como o tempo irá se comportar na próxima semana é essencial para ter um bom planejamento do plantio. Com a previsão localizada de 7 dias, o produtor tem muito mais confiança na hora de planejar as atividades e consegue executá-las da melhor forma.

Colabora no planejamento das atividades semanais

Saber antecipadamente qual a tendência de chuva para as próximos dias é essencial para realizar uma boa alocação de atividades entre os funcionários da fazenda, de forma assertiva. Isso auxilia o produtor no manejo do plantio, nas futuras irrigações e nas aplicações de defensivos agrícolas.

Ao utilizar a previsão localizada é possível que o agricultor saiba qual o melhor momento para realizar as atividades, de acordo com as condições de tempo nos próximos dias, e escolha os métodos adequados para cada situação, evitando desperdícios.

Diminui as perdas

Determinadas pragas e doenças têm maiores chances de acontecer de acordo com certos fatores meteorológicos, como por exemplo os fungos, que são mais propensos em situações de alta umidade e calor.

A previsão de tempo localizada pode indicar esse tipo de situação e permitir que o agricultor realize aplicações de produtos, ou adote outros métodos de controle, para prevenir o surgimento das possíveis pragas e doenças. Isso implicará em menores perdas para o produtor e irá gerar uma maior lucratividade.

Reduz o custo das aplicações de defensivos

Os defensivos agrícolas estão sujeitos a certas restrições dependendo dos fatores meteorológicos que estão expostos no momento no qual são usados. Realizar a aplicação  de defensivos antes da ocorrência de chuvas pode levar à lavagem do produto, diminuindo a sua eficiência. Da mesma forma, que ao utilizar os produtos de maneira pulverizada durante a incidência de ventos fortes, pode gerar impactos negativos.

Conseguir prever o comportamento específico do tempo pode impactar diretamente na fazenda do produtor e permitir que ele programe suas as aplicações na lavoura com mais eficiência, menor custo e de forma mais sustentável.

Ajuda a mitigar alguns riscos, principalmente no caso de eventos adversos

Existem momentos cruciais em cada fase fenológica das culturas, nas quais as condições do tempo podem levar ao sucesso ou fracasso da lavoura, como a ocorrência de geadas ou frequência de chuvas.

Conhecer o tempo durante essas fases pode ajudar nos resultados finais de qualidade e produtividade das lavouras. Dessa forma, o agricultor consegue se prevenir dos possíveis riscos, garantindo um bom resultado econômico da safra.

Sobre a Agrosmart

A Agrosmart é a plataforma de agricultura digital líder na América Latina, ajudando produtores rurais a tomarem melhores decisões no campo e serem mais resiliente ao clima.

O uso do sistema permite reduzir custos e aumentar a produtividade, de forma mais sustentável.

A Agrosmart possui a Previsão do Tempo Localizada mais assertiva do mercado, resultando em mais segurança para o planejamento agrícola,  do plantio à colheita.

E-book completo sobre energia para o agricultor, economia de energia, formas de se gerar energia no campo (Previsão localizada)
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress