Os benefícios de ter uma previsão do tempo específica para a sua fazenda

Previsão do tempo BoosterPRO Inmet

As condições de tempo são fundamentais para a agricultura, pois além de ser um dos principais fatores que determinam a produtividade da lavoura, também influenciam no calendário de atividades no campo.

Por isso, ter uma boa previsão do tempo é extremamente relevante para quem produz.

Por exemplo, saber se vai chover nos próximos dias ajuda a escolher o melhor dia de semeadura, de colheita, ou até mesmo se vale a pena irrigar, ou não.

Além disso, no caso da aplicação de defensivos, saber a direção e intensidade do vento ainda colabora na pulverização e evita a deriva dos produtos.

Outra informação importante que uma boa previsão do tempo pode fornecer é o alerta de ocorrência de eventos extremos.

Isso porque, essa informação possibilita ao agricultor se precaver e evitar que ocorram perdas na plantação.

Mas, o que é previsão do tempo?

A previsão do tempo informa, detalhadamente, as condições atmosféricas futuras esperadas.

E por isso é uma informação de extrema importância para várias atividades humanas como a navegação, a aviação, a pesca, o turismo e a agricultura.

Para realizar as previsões de tempo é necessário saber o estado atual da atmosfera, que é obtido através da coleta de uma grande variedade de dados observados.

Tais dados, que alimentam as previsões, formam as condições iniciais da atmosfera. E podem ser coletados de vários equipamentos e sensores, como: estações meteorológicas automáticas ou convencionais; radares; radiossondas; boias meteorológicas; satélites, entre outros.

Além disso, as previsões do tempo que variam de:

  • 12 horas a 3 dias, são chamadas de previsão de curto prazo;
  • As previsões para um intervalo de 3 a 8 dias, são chamadas de previsão de médio prazo;
  • E, por fim, as previsões que se estendem cerca de 8 a 15 dias são chamadas de previsões de longo prazo.

De acordo com a Teoria do Caos, acima de 15 dias a previsibilidade é muito limitada. Isso ocorre, pois, pequenas mudanças nas condições iniciais podem acarretar em alterações muito maiores e imprevisíveis ao longo do tempo.

Por isso que para uma boa performance dos modelos de previsão globais e regionais, é importante que as condições iniciais representem de forma adequada o comportamento da atmosfera naquele dado instante.

Atualmente, as previsões do tempo são facilitadas por super computadores que fornecem a previsão numérica do tempo.

Os modelos físicos que descrevem o comportamento da temperatura do ar, da pressão atmosférica, dos ventos, da umidade, entre outros, são altamente complexos e portanto são necessários computadores com alta capacidade de processamento.

Para uma melhor previsibilidade é utilizada a técnica de conjunto de previsões (Ensemble), essa técnica é baseada na execução de vários modelos de previsão (ou diferentes versões de um único modelo), cada um com informações climáticas ligeiramente diferentes.

Dessa forma, é possível verificar a convergência dos resultados dos modelos e obter qual previsão possui mais chances de ocorrer.

Boletim meteorológico: outra ferramenta bem útil

Mais importante do que possuir a informação é ser capaz de entender a informação. E, para isso são utilizados os boletins meteorológicos.

Esses boletins disponibilizam um conjunto de informações sobre a atmosfera em um determinado período. Além de indicar as condições meteorológicas, ele também indica os principais sistemas atmosféricos atuantes que podem influenciar e determinar as condições de tempo.

Os boletins meteorológicos são importantes para entender como os sistemas atmosféricos influenciam no tempo futuro e consequentemente nas atividades das fazendas e na sua produção.

Além disso, também são úteis para documentar a frequência de ocorrência dos fenômenos atmosféricos.


Benefícios da previsão do tempo para a sua fazenda

Com uma previsão de tempo e um boletim meteorológico específicos para a sua fazenda, o agricultor tem diversos benefícios, e o principais são:

  • Alertas para eventuais eventos severos de tempo;
  • Fácil entendimento;
  • Maior previsibilidade;
  • Mais facilidade no planejamento das atividades da fazenda;
  • Registro de ocorrência de eventos adversos;
  • E uma tomada de decisão mais precisa e assertiva.

A atmosfera é muito dinâmica. Muitas vezes a chuva ocorre de forma localizada, podendo ocorrer registros de chuvas na sede da fazenda e nenhum registro nos talhões.

Por isso, cabe somente ao agricultor a decisão sobre como utilizar essas informações.

[elementor-template id=”12428″]

Sobre a BoosterPRO, plataforma de inteligência climática

A Agrosmart criou a BoosterPRO, plataforma de inteligência climática, para ajudar os produtores a tomarem melhores decisões em campo.

Por meio do monitoramento do microclima das lavouras via sensores somado a dados meteorológicos, imagens de satélites e processamento de dados, ajudamos agricultores como você a reduzir riscos e perdas e atingir o potencial produtivo de sua lavoura.

Além disso, as nossas previsões fornecidas garantem alta previsibilidade e precisão, utilizando um modelo regional com grade refinada, o que possibilita uma previsão geolocalizada.

Assim, com uma a previsão do tempo específica para sua fazenda é possível verificar: o comportamento diário e horário das temperaturas do ar; o acumulado de chuva; a nebulosidade; bem como verificar a possibilidade de ocorrer eventos extremos.


Produtor, quer conhecer a previsão do tempo geolocalizada da BoosterPRO e todas as ferramentas da nossa plataforma de inteligência climática?

Clique no botão abaixo e mande uma mensagem para nossa equipe!

Visualizar comentários (0)