Agricultura Digital, Irrigação

8 motivos para você tornar sua irrigação inteligente

Todo produtor rural que irriga sua lavoura sabe, fazer o manejo da irrigação não é tarefa fácil. Situações como estas descritas a seguir são alguns dos desafios na rotina deles: acompanham diariamente a previsão do tempo para saber se vai ou não chover; vão ao campo frequentemente medir a umidade do solo no bico da bota, percorrem a fazenda para coletar informações dos  pluviômetros e pagam o preço alto com o custo de irrigação no final do mês.

A agricultura digital traz uma revolução para o campo, a partir do uso da tecnologia da informação no dia a dia da agricultura, é possível monitorar de forma automática e em tempo real, diversas variáveis ambientais ligados ao clima, solo e planta, gerando uma série de dados, com elevado grau de precisão, que funcionam como um arsenal de informações valiosas para tomada de decisão mais lucrativa e sustentável na agricultura.

Dentre as principais aplicações dessas novas tecnologias está a atividade da irrigação. Nesse post trazemos 8 motivos pelos quais o produtor rural deveria começar a utilizar o sistema da Agrosmart que torna a Irrigação Inteligente.

Motivo #1 – Aumento da produtividade

A Agrosmart monitora mais de 10 variáveis ambientais das condições do solo e clima em cada talhão, processa todas as informações e entrega para você recomendações precisas de irrigação.  Através do sistema, basta observar as notificações em seu smartphone avisando sobre o melhor momento e a quantidade ideal de água que deve ser aplicado.

Ao irrigar de acordo com a necessidade hídrica real da planta, você entrega exatamente o que ela precisa em cada fase do desenvolvimento, como resultado a produtividade da lavoura aumenta.

Motivo #2 – Economia de energia ou combustível

O aumento da tarifa de energia elétrica acima da inflação é uma tendência em maior parte do Brasil nos últimos anos. Isto torna a irrigação  ainda mais onerosa para o produtor, chegando inclusive a inviabilizar a atividade em determinados períodos em regiões.

Aumento da tarifa de energia elétrica

O sistema da Agrosmart considera nas recomendações geradas o melhor horário para irrigação, onde a tarifa é reduzida e a evapotranspiração menor, ou seja, isso significa mais rendimento e menor custo. Ao seguir as recomendações fornecidas pelo sistema, o produtor pode reduzir em até 80% o custo com energia elétrica.

Motivo #3 – Economia de água

Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), 70% dos recursos hídricos são utilizados pela agricultura, onde cerca de metade disso é desperdiçada. Somado ao desperdício, a incerteza gerada pelas mudanças no clima dificultam ainda mais a tomada de decisão no campo e aumentam a ocorrência de períodos de estiagem, que afetam a disponibilidade da água em reservatórios e bacias.

Ao irrigar somente o necessário para o desenvolvimento da planta e de acordo com as condições ambientais do seu cultivo, você pode economizar até 60% água, reduzindo assim o desperdícios com o excesso de irrigação e passa a fazer o uso mais racional deste recurso.

Motivo #4 – Economia de mão-de-obra

A mão de obra no campo está cada vez mais cara e escassa, além disso a perda de tempo com a coleta manual de dados de pluviômetros e verificação, no bico da bota, da umidade do solo representam um desperdício no tempo do produtor, que poderia ser utilizado para atividades mais importantes. Com a automatização da coleta de dados o tempo desperdiçado com isso passa a ser eliminado.

No sistema inteligente a coleta e envio dos dados para a internet – seja do pluviômetro, umidade do solo ou estação meteorológica – é feita de forma automatizada, sem necessidade de deslocamento até o equipamento e de ir verificar no campo se o solo está úmido. Economiza tempo, dinheiro e preocupação.

Motivo #5 – Melhora na qualidade de vida

Bom, se precisa de menos mão-de-obra para ir coletar dados, menos tempo para analisar os dados e para avaliar se vale a pena irrigar ou não (porque o sistema de irrigação inteligente já fez tudo isso para você), agora sobra tempo para dar atenção aquilo que realmente importa, sua família, amigos e outras tarefas. Tem menos trabalho e o trabalho que sobra ainda é menos complexo. Todos os dados referentes ao seu cultivo estarão no seu celular, ou no computador com acesso de onde estiver: se você quiser saber sobre a umidade do solo, temperatura na lavoura, quantidade de água da última chuva ou o acumulado durante a safra, estará tudo lá, e ainda com alertas diários sobre o quanto você deve irrigar.

Motivo #6 – Tomada de decisão multicritério

Tomar decisões no campo é uma tarefa muito complexa, pois, pode envolver diversos fatores. Por isso, o sistema de irrigação inteligente faz tudo para que você possa ter certeza de estar tomando a melhor decisão. Ao monitorar mais de 10 variáveis ambientais, ele leva em consideração as condições em tempo real, do solo, clima e estádio fenológico da cultura, garantindo assim recomendações precisas e personalizadas de acordo com o seu cultivo. Menos incertezas e mais confiança na tomada de decisão para melhores resultados.

Motivo #7 – Armazenamento de um histórico de dados

A história serve para identificarmos onde erramos e onde acertamos, por isso ela é tão importante. Com o armazenamento e construção de um histórico de dados, é possível verificar condições do cultivo e do ambiente e como as suas decisões interferiram na produtividade. O planejamento é elevado a outro nível, podemos consertar os erros, multiplicar os acertos e melhorar as decisões futuras.

Motivo #8 – Software e algoritmo que maximizam os ganhos

A quantidade de dados que coletamos em sua lavoura é imensa. Mas o que você recebe? Informações úteis e claras, graças ao algoritmo agrometeorológico desenvolvido pela Agrosmart, que coleta e processa os dados de forma automática e maximiza seus ganhos, pois, levamos em consideração todos os fatores para uma máxima produtividade com menor custo. Ou seja, você passa a produzir mais, com menos.

Cultivo Inteligente

software agrosmart plataforma

Produtor acessa informações, através do software da Agrosmart, coletadas por sensores espalhados pelo campo.

Com o objetivo de melhorar a produtividade e otimizar o uso dos recursos na agricultura a Agrosmart criou um modo de cultivo inteligente, conectando o agricultor a sua plantação. Assim ao monitorar mais de 10 variáveis ambientais,  utilizando sensores no campo, dados de satélite, previsão de tempo e computação em nuvem, monitoramos plantações em tempo real para ajudar o agricultor a entender as necessidades reais da planta em cada momento do seu desenvolvimento, e assim ajudar a tomar melhores decisões no campo.

Como consequência, ao utilizar a Agrosmart, os produtores rurais conseguem economizar até 60% de água, energia e aumentar a produtividade ao mesmo tempo.

AG-0001-17-eBook_PFB-V03op01



Mais Lidas

Fale Conosco (Whatsapp)